Notícias
18/07/2012
Trading quer vender mais carnes aos árabes
 
O escritório brasileiro da canadense Export Packers exporta carnes para oito países árabes. As vendas para a região representam 5% do enviado ao exterior, mas os planos são de dobrar o percentual.

São Paulo – O escritório brasileiro da canadense Export Packers Company pretende aumentar as suas vendas e ampliar mercado no mundo árabe. A base da trading no Brasil fica em Blumenau, no estado de Santa Catarina, e exporta para 70 países, entre eles Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Emirados Árabes, Iraque, Kuwait e Omã. De acordo com o trader de commodities da empresa no Brasil, Daniel Schültz Machado, o mercado árabe representa atualmente 5% das vendas de carnes do escritório. A meta, no entanto, é elevar esse percentual para 10% num prazo de cinco a dez anos.
O escritório da Export Packers em Blumenau foi aberto em abril do ano passado e um dos motivos para a sua criação foi a aproximação com os fornecedores, além do reforço das vendas para o mundo árabe, mercado para o qual a empresa já vendia, desde o Brasil, antes de ter uma base no País. “A Export Packers está investindo e apostando nas exportações para os países árabes”, afirma Machado. De acordo com ele, apesar de o percentual de vendas para a região ainda ser pequeno, a empresa vê o mercado árabe como estratégico.

As vendas para a região são principalmente de carne de frango e bovina. "Existe um pequeno volume de carne suína, que é manuseada apenas por clientes os quais cumprem normas rigorosas, mantendo-se, por exemplo, transporte, armazenagem e manuseio de maneira independente, a fim de não haver o contato com as carnes bovina e de frango halal", explica Machado.

Para conseguir aumentar a exportação para a região, o escritório brasileiro da Export Packers se associou à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, pretende fazer visitas aos mercados compradores e participar de feiras internacionais. Machado já esteve em uma rodada de negócios com compradores de alimentos do mundo árabe organizada pela Câmara Árabe na semana passada e participou da última Gulfood, feira de alimentos que ocorreu no primeiro semestre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Como membro da Câmara Árabe, a Export Packers pretende ter, entre outros benefícios, informações de mercado. "Entendemos que a Câmara de Comércio Árabe Brasileira é uma ferramenta importante para prospecção, bem como provê segurança nas atividades comerciais desenvolvidas no mundo árabe", afirma Machado. Ele também fala dos resultados da rodada de negócios. “Ficamos contentes com a qualidade e organização do evento, bem como do excelente nível de clientes e compradores”, afirma.

A Export Packers brasileira trabalha com compra e revenda de produtos, principalmente de carnes. Elas são adquiridas em pequenos, médios e grandes frigoríficos no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O Brasil é o principal fornecedor. Eventualmente, o escritório também faz vendas de grãos, mas o foco do negócio é a carne, explica Machado. No mundo, a empresa também tem, além da divisão Trading, que atua com carnes, grãos, sucos, frutas e vegetais congelados, a divisão Seafood, de frutos do mar.

A divisão de Trading da companhia vendeu no ano passado, no mundo, 12,5 mil contêineres, principalmente de carnes. A Export Packers Company, empresa familiar, foi fundada em 1937 e mantém vendas anuais acima de US$ 800 milhões. Além de sede no Canadá, na Grande Área de Toronto, a empresa possui escritórios no Brasil, Hong Kong, Macedônia e Estados Unidos.

Fonte: ANBA
Voltar - Início