Notícias
16/07/2012
Calçados de verão para os árabes
 
A empresa Jovaceli, de Franca, exporta calçados masculinos para os Emirados Árabes Unidos e o Kuwait. São sapatos e sandálias apropriados para o clima quente da região.

São Paulo – Fabricante de calçados masculinos, a Jovaceli encontrou no calor do Oriente Médio um nicho de mercado para exportar seus produtos. A empresa exporta sapatos e sandálias apropriados para o verão forte da região, com vendas para lojistas nos Emirados Árabes Unidos e no Kuwait.

"Vendemos sapatos para o calor. São sapatos sem forro e sandálias. Eles são feitos de couros macios e leves. Quanto às cores, eles só compram preto e café", conta José Luiz Malta, proprietário da Jovaceli. Pequena empresa, a Jovaceli nunca participou de feiras no exterior, mas busca inspiração no mercado internacional para criar seus calçados.
"Fazemos uma vez por ano uma viagem para a Europa. Nós buscamos tendências para desenvolver o nosso produto no Brasil", revela Malta. Atualmente, a produção da Jovaceli gira em torno de 15 mil pares de calçados por mês. Os Emirados e o Kuwait são, por enquanto, os únicos países para os quais a empresa exporta. Do total produzido, cerca de 5% vai para os clientes árabes.

Segundo Malta, as vendas para o Kuwait começaram há cinco anos e ocorrem frequentemente. Já as vendas para o cliente dos Emirados tiveram início em 2011 e desde lá foram fechados dois pedidos.

De acordo com o empresário, a indústria tem capacidade para exportar até 10% de sua produção. "Seria interessante aumentar porque há temporadas em que o mercado interno é fraco e poderíamos preencher [com as exportações]", diz.

No Brasil, a Jovaceli vende seus produtos em lojas multimarcas e também em sua loja própria no Shopping do Calçado de Franca. Fundada em 1989, a empresa conta com 60 funcionários.

Fonte: ANBA
Voltar - Início