Notícias
02/07/2012
Brasil e Argentina discutem integração produtiva do setor automotivo
 
Mendoza, Argentina (29 de junho) - O ministro do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, e a ministra de Industria da Argentina, Débora Giorgi, deram inicio na noite de ontem à discussão sobre a integração produtiva da cadeia automotiva dos dois países. Hoje, o setor responde por 52% do comercio do Mercosul.

Os dois ministros querem integrar as fases do processo produtivo nos dois países. O modelo já estaria adequado ao novo regime automotivo brasileiro, que entrara em vigor em 2013, com a exigência de aumento de conteúdo nacional. "Excluiríamos do calculo do conteúdo regional tudo o que não tenha relação direta com a produção", disse.

Compras

Os ministros também discutiram a criação de um programa de compras governamentais, que permitiria aos governos dos dois países pagar mais por produtos originários do Brasil e da Argentina. O mecanismo seria semelhante ao programa de compras governamentais do governo brasileiro, que permite o pagamento de até 25% a mais nas licitações por produtos brasileiros na comparação com estrangeiros.

Fonte: MDIC
Voltar - Início