Notícias
12/06/2012
Empresas de TI buscam negócios na Europa, África e Oriente Médio
 
Delegação brasileira participa do Forrester’s Sourcing & Vendor Management Forum EMEA 2012, que irá discutir as perspectivas de inovação nos negócios

O mercado brasileiro de Tecnologia da Informação (TI) terá destaque durante o Forrester’s Sourcing & Vendor Management Forum EMEA 2012, que acontece nos dias 19 e 20 de Junho em Paris, França. As empresas Asyst International + Rhealeza e Stefanini formam a delegação brasileira ao lado da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) e da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).

Com foco nas regiões da Europa, África e Oriente Médio, o evento contará com a participação de executivos de tecnologia para debater um novo ecossistema de inovação na prestação de serviços. As empresas brasileiras participantes ainda terão a oportunidade de desenvolver contatos e potenciais negócios no evento. A delegação nacional se apresentará sob a marca Brasil IT+, que representa a indústria brasileira de TI no exterior, por meio da parceria da Brasscom e SOFTEX com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“A indústria nacional de TI desenvolveu soluções únicas e sofisticadas ao longo das últimas décadas. Em 2011, movimentou US$ 103 bilhões no mercado interno, mas as exportações responderam por aproximadamente US$ 2,6 bilhões, dos quais mais de 70% provenientes dos EUA. O Forrester EMEA é uma oportunidade para as empresas desenvolverem contatos na Europa, África e Oriente Médio e levarem soluções que contribuam com a economia dessas regiões”, afirma Antonio Gil, Presidente da Brasscom.

Na análise de Djalma Petit, diretor de mercado da SOFTEX, apesar da crise, é crescente a participação da Europa e da África como mercados compradores das soluções brasileiras. "Por isso, temos promovido há alguns anos uma série de iniciativas de fomento à realização de negócios e ao estabelecimento de parcerias com o objetivo acelerar a presença de nossas companhias nessas regiões. Nelas, já mapeamos oportunidades não apenas para a prestação de serviços de TI, mas também para o fornecimento de soluções para os setores de segurança da informação, educação e finanças, verticais de expertise de muitos desenvolvedores nacionais”, explica.

Petit destaca ainda a importância de se buscar um posicionamento no continente que assegure ao Brasil um lugar de destaque no futuro. "Todos sabem da força da economia dos países europeus. Esta crise não vai durar para sempre e estarmos bem posicionados quando eles retomarem o crescimento é fundamental estrategicamente", acrescenta.

A participação brasileira contará também com a apresentação “Brasil IT+, Regional Leader, Global Player”, em que Sergio Pessoa, Diretor de Desenvolvimento de Mercados da Brasscom, abordará a importância do uso de TI na competitividade global, as oportunidades e desafios para a indústria brasileira de tecnologia e casos de sucesso desenvolvidos no País. “O Brasil é reconhecido internacionalmente pela abundância em recursos naturais. No entanto, somos também um mercado altamente sofisticado e um dos 5 maiores usuários de tecnologia do mundo, e precisamos promover esta excelência em tecnologia globalmente”, afirma Pessoa.

Sobre a Brasscom - A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) reúne algumas das empresas mais relevantes e influentes da indústria brasileira de TIC. A entidade, que exerce papel de articulação entre os setores público e privado nas esferas federal, estadual e municipal, lidera a discussão de temas estratégicos para o Governo Federal, como a desoneração da folha de pagamentos, a promoção internacional do setor de TI e o aumento de suas exportações, a expansão da banda larga em escala nacional, a geração de empregos, a inclusão social e a convergência digital. Com atuação em cinco áreas - Institucional; Desenvolvimento de Mercados; Educação e Recursos Humanos; Infraestrutura e Convergência Digital; e Marco Regulatório -, a Brasscom trabalha para projetar a excelência e a capacidade inovadora da indústria brasileira de TI, essencial para o aumento da eficiência e da produtividade de todos os setores da economia. Para mais informações, acesse o website www.brasscom.org.br.

Sobre a SOFTEX - A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro - SOFTEX é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa SOFTEX, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema SOFTEX” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 20 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da SOFTEX contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para mais informações, visite: www.softex.br

Fonte: APEX
Voltar - Início