Notícias
08/06/2012
Exportação de frangos bate recorde em maio e surpreende
 
As exportações brasileiras de carne de frango somaram aproximadamente 374 mil toneladas em maio, volume 10,7% maior que o registrado no mesmo período de 2011. O volume é recorde histórico para o mês, revelam dados preliminares da União Brasileira de Avicultura (Ubabef). O resultado da receita das vendas, porém, registrou queda de 2,65%, para US$ 722,9 milhões, sobre maio de 2011. O volume das vendas surpreendeu a entidade.

Aviário brasileiro: receitas em alta (Agência Brasil)

“O crescente volume de embarques no ano vem surpreendendo e maio foi especial, pois, por conta da crise econômica mundial, nada no cenário indicava que as vendas registrariam alta de 10%. Em média, o volume das exportações cresceu 5,2% no ano. O grande fato negativo, no entanto, foi a queda da receita cambial”, afirma Francisco Turra, presidente da Ubabef. “A crise econômica forçou a redução dos preços internacionais, que não foram compensados pelo recente aumento do dólar. Dessa forma, compraram produtos brasileiros sem pagar o preço justo por eles”, completa.

“Devido a uma estiagem na região Sul, a produção de carne de frango no Brasil vem caindo e os estoques nacionais do setor estão quase no fim. Com o ajuste natural da oferta, a Ubabef espera que o mercado comece a praticar preços mais justos no País e lá fora”, diz. De acordo com Turra, por causa dos baixos preços registrados neste início do ano, muitas empresas operaram com prejuízo para não perder mercado. Na avaliação do executivo, o cenário do setor deverá ser melhor no segundo semestre do ano. “É certo que as exportações de frango crescerão em 2012, mas não podemos dimensionar quanto, pois ninguém ainda sabe o tamanho da crise”, revela.

“Esse cenário mostra o momento critico que os exportadores de frangos enfrentam para manter a rentabilidade do setor, necessitando crescer volumes para fazer frente ao aumento de custos de produção e perda de competitividade”, avalia. “Mais do que nunca, é fundamental a intervenção do governo federal com incentivos já fornecidos a outros segmentos industriais, como a desoneração da folha de pagamento e a inclusão dos produtos avícolas in natura no Reintegra”, diz o presidente da UBABEF, Francisco Turra, se referindo ao Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras, criado pelo plano Brasil Maior para devolver às empresas exportadoras os valores referentes a custos tributários residuais existentes nas cadeias de produção.

Segundo informações veiculadas na imprensa, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) deverá entrar em breve com duas medidas contra a África do Sul na Organização Mundial de Comércio (OMC) por causa de um possível dumping cometido pelo país africano contra o frango brasileiro. Ao ser procurada pela Comércio Exterior, no entanto, a Secex negou a ação. Já Turra diz que, por enquanto, o Brasil só está fazendo uma consulta à OMC sobre a questão.

Fonte: Revista BB
Voltar - Início