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06/06/2012
Mercado norte-americano amplia compra de insumos brasileiros para cadeia moveleira
 
De janeiro a abril, valor exportado pelas participantes do Projeto Orchestra Brasil foi 5,8% maior em relação ao mesmo período do ano passado

O desempenho das empresas participantes do Projeto Orchestra Brasil no mercado externo superou as projeções para o primeiro quadrimestre de 2012. As 70 fabricantes de insumos, componentes, tecnologia e design para a indústria do mobiliário exportaram 5,8% acima do valor registrado entre janeiro e abril do ano passado. Os Estados Unidos, atualmente o segundo maior mercado para as empresas integrantes do projeto, foi o país que mais contribuiu para o crescimento de 29,5% no período. Destaca-se ainda o aumento de vendas para o Paraguai (2,33%), Colômbia (9,85%), Chile (87,1%), Peru (116,83%) e México (22,01%) – países que estão entre os mercados prioritários do Projeto Orchestra Brasil.

Inaugurado em 2005, o Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami é um dos principais responsáveis pelo ganho de mercado das fabricantes nos Estados Unidos. Seis empresas participantes do Orchestra Brasil possuem espaço permanente de exposição no CN, onde mantêm seus produtos e catálogos, aproximando-se do cliente norte-americano. Brasmacol, CPI Papéis, Lavrama, Pallet, Promob e Reval conseguiram, nesse período, fortalecer sua presença nesse mercado, que, apesar da fragilidade, começa a ensaiar uma recuperação econômica, retomando o ritmo de produção moveleira.

O diretor da Promob, Vanderlei Buffon, considera que o CN Miami funciona como uma base operacional para entrada no mercado americano, por representar um endereço comercial em local bem posicionado e com infra-estrutura adequada para operacionalização. Segundo ele, a Promob não está focada em resultados imediatos, mas em estabelecer uma estratégia de inserção no mercado. Para reforçar ainda mais esse posicionamento, a empresa está abrindo uma filial nos Estados Unidos. “Posso dizer que o CN Miami foi o elemento que faltava para concretizarmos a intenção”, observa.

Outros mercados

A Argentina ainda se mantém como principal mercado consumidor dos produtos do Projeto Orchestra Brasil. Entretanto, as restrições argentinas aos produtos brasileiros fizeram com que as exportações para o país caíssem 5,1% no primeiro quadrimestre de 2012, quando comparado ao ano anterior. Ainda assim, os fornecedores da cadeia moveleira tiveram desempenho muito superior a outros setores produtivos, já que as exportações brasileiras para a Argentina – a exceção de veículos, combustíveis e energia elétrica – caíram 19% no período. Com isso, fica claro que alguns insumos industriais estão menos sujeitos às medidas restritivas daquele governo. Também as exportações com destino europeu apresentaram decréscimo entre janeiro e abril de 2012. Reino Unido e Bélgica, importantes destinos para o projeto, registraram queda nas exportações de 25,6% e 12,1%, respectivamente.

O Projeto Orchestra Brasil – uma parceria entre o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) data de 2003 e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Isso se dá por meio de apoio estratégico e ações comerciais, como o Projeto Comprador, Projeto Vendedor, missões empresariais e participação em feiras de diversos países. Participam da iniciativa 70 fabricantes de componentes, tecnologias e design para a indústria moveleira. Os oito mercados prioritários em 2012 são Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. África do Sul, Canadá e Turquia também estão inclusos nas ações do projeto, em âmbito secundário.

Fonte: Apex-Brasil
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