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04/06/2012
Empresa exporta climatizadores ao Golfo
 
A gaúcha Joape iniciou recentemente suas exportações de climatizadores para a região. Com vendas em cinco países do Oriente Médio, ela agora busca um distribuidor local.

São Paulo - O clima quente e seco dos países do Oriente Médio está abrindo as portas daquele mercado para os produtos da empresa gaúcha Joape.

A fabricante de climatizadores começou a exportar para a região em fevereiro deste ano e já tem planos de expansão.

"Buscamos um parceiro na região", afirma Lucas Pohlmann, gerente de Comércio Exterior da Joape. "Nossa política é sempre desenvolver um distribuidor, capacitar e dar suporte para ele fazer a venda em seu país", diz.

Atualmente, as vendas vêm ocorrendo de forma direta, a partir da sede da indústria, em Porto Alegre, e também por meio de um distribuidor que a empresa tem na Itália. Já foram fechados negócios com clientes dos Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuwait e Iraque, e há negociações ocorrendo com compradores de Omã e do Iêmen.

Segundo Pohlmann, os árabes compram climatizadores para uso em áreas médias e grandes. "Eles alocam em shoppings, restaurantes, áreas de alimentação abertas, clubes, hotéis, feiras e eventos", conta. Sobre o volume de compras, ele diz que os pedidos são de contêineres fechados de 20 e de 40 pés.

As exportações gerais da empresa começaram há oito anos. Hoje, ela tem distribuidores em 12 países e suas vendas externas representam 8% do faturamento. "A ideia é chegar a 20% em um curto período de tempo", destaca o gerente. Ele não revelou o valor do faturamento anual da companhia, mas informou que a produção é de 1,5 mil a dois mil climatizadores por mês.

O número de distribuidores estrangeiros também deve aumentar. "Aperfeiçoamos o produto e conseguimos certificações em vários países. Queremos fechar 2012 com 20 distribuidores em 20 países diferentes", diz. Hoje, os maiores mercados da Joape são os Estados Unidos e os países da América Latina, mas os árabes devem ganhar mais espaço.

"Vejo um potencial muito grande nesses países. Eles têm muito dinheiro e um grande potencial turístico. Nosso produto está ligado a esta área, ele dá um "upgrade" nos locais turísticos", aponta Pohlmann.

Fonte: ANBA
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