Notícias
04/06/2012
Dubai troca açúcar brasileiro pelo indiano
 
Refinaria do emirado comprou 300 mil toneladas do produto dos indianos porque a safra no país foi boa, a moeda está desvalorizada e custo do frete é vantajoso.

São Paulo - Os custos de transporte fizeram o Brasil perder para a Índia uma encomenda de aproximadamente 300 mil toneladas de açúcar bruto para a refinaria AL Khaleej, de Dubai. De acordo com traders citados pela agência de notícias Reuters nesta sexta-feira (1°), os custos com transporte, a boa safra em 2012 e a rúpia desvalorizada tornaram o produto da Índia, o segundo maior produtor mundial de açúcar, mais atrativo do que o do Brasil, o maior produtor mundial.

Para levar o açúcar da Índia para Dubai, o comprador gasta, em média, US$ 30 por tonelada transportada. Se o açúcar é embarcado no Brasil, o frete aumenta para aproximadamente US$ 50 por tonelada.

O custo do produto indiano também é menor, segundo a Reuters, porque o país está mais perto de Dubai do que o Brasil e porque as taxas são menores. A refinaria Al Khaleej pode processar até dois milhões de toneladas de açúcar por ano. Ela distribui o produto refinado no mercado interno e também exporta para Ásia, Oriente Médio e África.

Fonte: ANBA
Voltar - Início