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04/06/2012
Segmento infantojuvenil é foco de missão do Brazilian Publishers à Alemanha
 
Editores brasileiros iniciam no próximo dia 11 de junho uma missão comercial à Alemanha, que incluirá reuniões com importantes representantes do setor editorial daquele país. O objetivo é identificar oportunidades de negócios e conhecer melhor a dinâmica do segmento infantojuvenil naquele país.
A iniciativa é parte do calendário de 2012 do Brazilian Publishers, parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do conteúdo editorial brasileiro no exterior.
 O cronograma da missão, que terá a duração de seis dias, inclui visitações às mais respeitadas editoras, além da realização de reuniões com editores locais e, também, norte-americanos, e um encontro com um grupo de ilustradores alemães.
 Entre as editoras visitadas, estão a S.Fischer Verlag, uma das mais tradicionais da Alemanha, responsável pelos direitos de vencedores do Prêmio Nobel como Thomas Mann e Gerhart Hauptmann; a Deutscher Taschenbuch Verlag (DTV), que congrega obras de onze das maiores editoras alemãs; e a Random House (Bertelsmann).
Editora Callis, Cortez, Escala, FTD e Todolivro integrarão a missão, que passará pelas cidades de Frankfurt, Munique e Colônia. A agenda foi organizada pela Feira do Livro de Frankfurt.
Na opinião da presidente da CBL, Karine Pansa, a missão é uma oportunidade para que as editoras preparem a participação para as próximas edições da Feira do Livro de Frankfurt, quando o Brasil deve ganhar grande destaque por conta da homenagem ao País prevista para 2013.
“A Alemanha é um dos mercados alvo do Brazilian Publishers e as editoras do projeto reportaram o país como um dos principais compradores de direitos entre 2008 e 2011. Desta forma, é essencial que os editores brasileiros conheçam melhor a dinâmica do mercado alemão para incrementar suas vendas de direitos autorais àquele país”, resume Karine.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Brasil exportou, em 2011, US$ 160,2 mil em livros para a Alemanha.
“O mercado alemão é um dos mais dinâmicos e profissionalizados do mundo. Porém, trata-se de um mercado muito exigente. Portanto, conhecer os principais canais de venda e entender como atuam os potenciais parceiros é de fundamental importância para o incremento da exportação de conteúdo editorial no país. Esta é a principal razão desta iniciativa”, afirma Christiano Braga, gestor de projetos da Apex-Brasil.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008 como uma parceria entre a CBL e a Apex-Brasil, o Brazilian Publishers tem como objetivo a promoção comercial do conteúdo editorial brasileiro no mercado global. Para isso, o Projeto aposta em ações como a realização de missões comerciais, de projetos compradores e a participação nas principais feiras internacionais (Guadalajara, Frankfurt, Bolonha, Paris Cook Book Fair, dentre outras)
CBL: 65 anos
Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil, com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado e o próprio negócio livreiro no País. Difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são, nesse sentido, as maiores bandeiras e principal foco de ação da entidade.
A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o mais importante do setor no país, e o Congresso Internacional CBL do Livro Digital. Mantém, ainda, a Escola do Livro, além de apoiar a realização de feiras nacionais e internacionais. Sua ampla representatividade no setor também garantiu à entidade a responsabilidade de viabilizar e organizar a participação das editoras brasileiros nas homenagens ao Brasil nas feiras de Bogotá 2012 e Frankfurt 2013.

Fonte: Apex-Brasil
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