Notícias
28/05/2012
Exportações influenciam baixo crescimento
 
Pesquisa da Serasa Experian mostra avanço de 0,8% na atividade econômica do Brasil no primeiro trimestre sobre o último de 2011. Exportações e investimentos menores pesaram no desempenho.

São Paulo – A diminuição das exportações de bens e serviços teve influência importante nos baixos índices de crescimento registrados na atividade econômica do Brasil no primeiro trimestre deste ano. Esse fator, aliado ao investimento menor, ambos em consequência da crise internacional, foi apontado pelos economistas da Serasa Experian como impactante ao crescimento. A empresa Serasa Experian presta serviços de informação financeira e divulgou, nesta segunda-feira (28), o seu indicador de atividade econômica do trimestre.

O índice mostra avanço de 0,5% na atividade econômica de março sobre fevereiro deste ano, com os ajustes sazonais. Sobre o mesmo mês de 2011, houve alta de 1,7%. No acumulado do primeiro trimestre do ano face ao mesmo período do ano passado ocorreu crescimento de 2%, mas perante os últimos três meses de 2011, a expansão foi de 0,8%. Segundo a Serasa Experian, os crescimentos menores de 1% vêm ocorrendo desde o primeiro trimestre de 2011.

Os investimentos encerraram o primeiro trimestre com queda de 4,1% sobre o último trimestre do ano passado. As exportações recuaram 1,5% e as importações avançaram 0,7% na mesma comparação. A atividade econômica só não cresceu menos no primeiro trimestre, segundo a Serasa Experian, porque os consumos das famílias e do governo cresceram 1,6% e 1,1%, respectivamente, sobre os últimos três meses de 2011.

De acordo com a empresa, o quadro de crise internacional também impactou negativamente o setor industrial, que ficou mais exposto aos seus reflexos do que, por exemplo, a área de serviços. A indústria, na verdade, melhorou sua atividade em fevereiro e em março, mas o baixo desempenho de janeiro fez com que ela registrasse queda de 0,5% no trimestre perante o quarto trimestre de 2011. No setor agropecuário houve recuo de 0,4% na mesma comparação, mas na área de serviço aconteceu expansão de 1,2%.

Fonte: ANBA
Voltar - Início