Notícias
28/05/2012
APLs brasileiros de metal mecânica e clusters franceses assinam acordo para parceria tecnológica
 
Brasília (28 de maio) – Acordo assinado entre Arranjos Produtivos Locais (APLs) brasileiros do setor metal mecânico e Polos de Competitividade (clusters) franceses permitirá parcerias e troca de tecnologias para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência. O cronograma de ações deve ser definido ainda ano.

Estão previstas a oferta de cursos de capacitação na França para os engenheiros e técnicos que trabalham nos APLs brasileiros do setor e a realização de missões empresariais aos polos franceses e aos APLs brasileiros. O acordo ainda contempla perspectivas de parcerias entre Polos e APLs do setor de petróleo e gás, inclusive com possibilidade de transferência de tecnologia francesa para os APLs brasileiros desses segmentos.

Ministros

O protocolo de intenções foi assinado durante mesa redonda organizada pela Agência Pública Francesa para o Desenvolvimento Internacional das Empresas (Ubifrance), dia 24 de maio, em São Paulo. O evento teve apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a partir da Coordenação-Geral de Arranjos Produtivos Locais da Secretaria de Desenvolvimento da Produção, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O MDIC foi representado por Maria Cristina Milani, da Coordenação-Geral de Arranjos Produtivos Locais. Pelo Brasil, ainda participaram representantes dos APLS: Naval Offshore de Manaus (AM), Suape (PE), Metal Mecânico do Vale do Aço (MG), Médio Paraíba Fluminense ( RJ), Pós-Colheita de Panambi e Condor (RS), Metal Mecânico do Grande ABC (SP), Ferramentaria do ABCD (SP) e do Projeto APL da Fatec de Sertãozinho (SP).

Da parte francesa, estiveram presentes o adido Científico da Embaixada da França, Gérald Chuzel, e o diretor da Ubifrance Brasil, Benoit Trivulce, além de demais autoridades. O encontro ainda contou com integrantes dos polos franceses de competitividade de Viameca, EMC2, Elastopôle, Pôle Nucleaire Bourgogne e Plastipolis.

O apoio do MDIC ao encontro e ao memorando se insere no âmbito do Memorando de Entendimento Brasil-França, assinado em 7 de julho de 2011 pelos ministros do MDIC, Fernando Pimentel, e do Ministério da Economia, da Fazenda e da Indústria da França, François Baroin. A mesa redonda foi organizada pela Ubifrance dentro da programação da 29ª Feira Internacional da Mecânica, realizada de 21 a 25 de maio, na capital paulista.

Fonte: MDIC
Voltar - Início