Notícias
28/05/2012
Secretária destaca crescimento das exportações de manufaturados
 
Florianópolis-SC (25 de maio) - A secretária de Comércio de Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, participou hoje das comemorações do dia da indústria na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Na oportunidade, ela se encontrou com empresários catarinenses, palestrou sobre o comércio exterior e apresentou dados da balança comercial do país e do estado.

Tatiana destacou que as exportações de produtos manufaturados estão crescendo mais (3,4%, na média diária) em relação aos produtos básicos (2%), na comparação quadrimestral (janeiro a abril) de 2012 com 2011. "Se, no ano passado, foi dito que houve uma primarização da pauta de exportações brasileira, este ano estamos vendo o contrário acontecer", disse. Ela mencionou ainda que as vendas brasileiras para os Estados Unidos estão crescendo em ritmo surpreendente (29,5%) diante do contexto da crise econômica internacional. Questionada sobre esta tendência, a secretária falou que dois fatores devem ser analisados: o ritmo de recuperaçâo da economia americana e o câmbio.

Em análise sobre os dados da balança comercial de Santa Catarina, Tatiana frisou o fato de que as exportações de produtos manufaturados do estado representam 52% do total, quantidade superior ao percentual nacional no primeiro quadrimestre de 2012 (38%). Ela ainda mostrou que, no estado, as exportações de micro, pequenas e médias empresas representam 10% do total vendido, porcentagem maior que o verificado na distribuição nacional (5%).

Fonte: MDIC
Voltar - Início