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17/05/2012
Macy"s lança hoje, em Nova Iorque, campanha sobre o Brasil apoiada pela Apex-Brasil
 
A rede de lojas de departamento norte-americana Macy’s lança hoje, em Nova Iorque, a campanha "Brasil: A Magical Journey", que conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O objetivo da Agência com a iniciativa é trabalhar o posicionamento de imagem dos produtos brasileiros de setores como moda e design junto ao consumidor norte-americano.
 
O evento de lançamento irá apresentar ao público nova-iorquino um pouco da cultura, dos sons e dos sabores do Brasil. Serão realizadas apresentações de bossa nova, samba e capoeira, além de shows dos renomados cantores Bebel Gilberto e Sérgio Mendes. Também haverá uma exibição de arte com trabalhos de 27 artistas plásticos brasileiros e a presença de atores de Televisão. O chef de cozinha Felipe Bronze será responsável pelas delícias oferecidas na festa.
 
A Apex-Brasil desenvolveu a marca Be Brasil, que será apresentada ao público norte-americano nesta campanha e continuará sendo usada em futuras ações de promoção comercial naquele país. A comunicação com o público será realizada por meio de atividades culturais, apresentando a música, as artes gráficas e visuais, a gastronomia e o design brasileiros.
 
Na campanha “Brasil, a Magical Journey”, 18 empresas dos setores de moda, beleza e economia criativa estão apresentando ao público dos Estados Unidos produtos diferenciados e de altíssima qualidade. “Utilizamos esta oportunidade para ampliar a presença brasileira no mercado norte-americano por meio da sensibilização desse consumidor, o que certamente abrirá espaço a novos negócios para essas empresas brasileiras e também para outras que incluam o ingresso no mercado dos Estados Unidos em sua estratégia de exportação”, explica Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
 
Os Estados Unidos são alvo de ações diversificadas de promoção de exportações e de atração de investimentos da Apex-Brasil. O país é o maior importador mundial e o segundo maior parceiro comercial do Brasil. “Esta ação é importante para reforçar junto ao consumidor norte-americano a qualidade do produto brasileiro, que reúne atributos como alto grau de inovação, alta tecnologia e design diferenciado”, afirma Mauricio Borges. “Nossos estudos de inteligência comercial identificam oportunidades de negócios nos Estados Unidos para empresas brasileiras de todos os segmentos apoiados pela Apex-Brasil”.
 
“Estamos honrados em ter a Apex-Brasil como um de nossos principais parceiros neste tributo da Macy’s ao Brasil”, disse Martine Reardon, CMO da Macy’s. “A Apex-Brasil nos ajudou a desenvolver a estratégia para promover o Brasil em nossas 800 lojas de modo a refletir o dinamismo do Brasil moderno, trazendo mais profundidade e abrangência à campanha e dando acesso a recursos e talentos para garantir o máximo de autenticidade”.
 
“Apresentamos, pela primeira vez, uma atividade de promoção de outro país que celebra arte e moda por meio de uma campanha de marketing e mercadorias e, simultaneamente, traz o exotismo de terras distantes para o ambiente interno das lojas. A influência do Brasil no mercado global e a riqueza cultural das comunidades artísticas, musicais, culinárias e de moda desse país serviram de inspiração para que as lojas da rede criassem um ambiente interno singular e comemorativo, cativando a imaginação dos nossos clientes locais e internacionais”, conclui Martine.  
 
Presença no mercado norte-americano
Desde 2005, a Apex-Brasil mantém um Centro de Negócios (CN) em Miami para atendimento e apoio às empresas brasileiras. O CN oferece soluções em inteligência comercial, promoção de negócios e apoio à instalação local (com serviços voltados à identificação de oportunidades e ao suporte à realização de reuniões de negócios) para que as empresas brasileiras tenham êxito no mercado norte-americano.
 
O Projeto Fórmula Indy é um exemplo de ação inovadora de promoção de negócios realizada nos Estados Unidos. Desde 2009, a Apex-Brasil utiliza o ambiente das corridas da categoria mais importante do automobilismo norte-americano para promover encontros de negócios e ações de divulgação de produtos e serviços brasileiros. A geração de negócios para as empresas participantes vem crescendo a cada ano. Em 2009, o valor estimado ficou em US$ 340 milhões, número que passou para US$ 589 milhões em 2010 e US$ 897,6 milhões em 2011. O evento também tem contribuído para consolidar a imagem do Brasil como líder mundial na produção de energia limpa e renovável, por meio do fornecimento do etanol de cana-de-açúcar como combustível para todos os carros competidores nas temporadas de 2009, 2010 , 2011 e 2012.
 
As ações de atração de investimentos estrangeiros diretos desenvolvidas pela Apex-Brasil nos Estados Unidos estão focadas nos setores de semicondutores, aeroespacial, soluções ambientais (nas quais se incluem energias renováveis e tratamento de resíduos sólidos), petróleo e gás e hotelaria e fundos de investimentos imobiliários (real estate). Os Estados Unidos concentram uma extensa rede de indústrias inovadoras e sedes de empresas desses setores considerados estratégicos, e a Agência organiza eventos para formadores de opinião e investidores, nos quais apresenta as potencialidades do Brasil. Diversas empresas norte-americanas atendidas pela Apex-Brasil já concretizaram investimentos no Brasil, a exemplo da GE e da IBM, que estão implantando centros de pesquisa e desenvolvimento no país.
Mercado norte-americano
Os Estados Unidos são um grande mercado consumidor, não apenas pelo tamanho de sua população (que deve atingir 332 milhões de pessoas em 2015), como também pelo seu poder aquisitivo. O país é o maior importador mundial, tendo mantido essa posição mesmo durante o período de crise nos anos de 2008 e 2009. Em 2011, os Estados Unidos importaram do mundo mais de US$ 2,2 trilhões em mercadorias.
O mercado norte-americano foi, até 2008, o principal destino das exportações brasileiras. Naquele ano, as exportações brasileiras para os Estados Unidos alcançaram US$ 27,4 bilhões e representaram 14% do total exportado pelo Brasil. Em 2009, o país foi superado pela China como principal destino das exportações brasileiras, situação que se repetiu nos anos de 2010 e 2011. Nesses anos, as importações dos Estados Unidos provenientes do Brasil corresponderam a US$ 21 bilhões, US$ 24 bilhões e US$ 31,3 bilhões, respectivamente.
O PIB dos Estados Unidos foi de US$ 15,1 trilhões em 2011, o que posiciona o país como a maior economia mundial. No mesmo ano, o PIB per capita do país correspondeu a US$ 48.147 (em paridade do poder de compra), configurando-se como o sétimo maior do mundo.
Corrente de comércio
Entre os anos de 2001 e 2011, o intercâmbio comercial brasileiro com os Estados Unidos apresentou uma trajetória ascendente, declinando apenas com a crise financeira internacional, como mostra o gráfico.
 
Corrente de comércio Brasil - Estados Unidos: 2001 a 2011
 
Fonte: MDIC
A corrente de comércio bilateral (exportações mais importações) nos anos de 2003 e 2008 apresentou um expressivo crescimento no fluxo de comércio bilateral, com uma expansão anual média de cerca de 15% ao ano, totalizando US$ 53 bilhões no último ano do período.
Em 2009, após a crise financeira internacional, os fluxos comerciais entre os dois países se retraíram em quase um terço, totalizando US$ 35,6 bilhões. Esses fluxos voltaram a crescer em 2010, alcançando US$ 46,3 bilhões, e já superaram o período pré-crise de 2008, chegando a US$ 59,8 bilhões em 2011.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.
Instância de formulação estratégica, a Apex-Brasil é uma agência do governo brasileiro vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 12,4 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira. Por meio de iniciativas realizadas em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Agência também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas brasileiras sobre o ingresso em mercados internacionais.
Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento em 13 estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) espalhados pelo mundo. Esses CNs funcionam como plataformas destinadas a auxiliar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.
Os CNs estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China); Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos); América do Norte (Miami - EUA); América Central e Caribe (Havana - Cuba); Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica); Leste Europeu (Moscou – Rússia); e África (Luanda - Angola). Junto ao CN de Bruxelas funciona o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras.
A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas. A Apex-Brasil preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA).
Mais informações:
Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil - imprensa@apexbrasil.com.br - (61 3426 -0202)
Fonte: Apex-Brasil
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