Notícias
15/05/2012
FMI: Mauritânia precisa de cautela em 2012
 
Relatório da instituição elogia desempenho do país ao enfrentar seca e crise econômica em 2011, mas prevê alta na inflação e aumento de importações neste ano.

São Paulo – O Fundo Monetário Internacional (FMI) informou nesta segunda-feira (14) que a Mauritânia soube enfrentar a crise econômica e a seca que atingiu o norte da África em 2011. No entanto, comunicado sobre uma visita ao país concluída na segunda-feira, a instituição alertou para o provável aumento da inflação e para a queda do desempenho em conta corrente em 2012.

“O crescimento econômico da Mauritânia permanece sustentado, apesar dos efeitos de uma seca aguda e da queda na demanda externa”, afirmou o executivo que liderou a missão, Amine Mati. Ele disse, contudo, que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), estimado em 4% em 2011, ficou aquém das expectativas por causa do mau desempenho do setor agrícola.

Em 2012, o Fundo prevê um ano mais difícil para o país. A inflação deverá subir para 7% neste ano, após fechar 2011 em 5,7%. O balanço de conta corrente não deverá apresentar o mesmo desempenho de 2011 por causa dos aumentos previstos nos gastos com infraestrutura e aumento das importações.

Ainda de acordo com o FMI, a Mauritânia tem uma reserva financeira “confortável” e deve, então, se esforçar para fortalecer o sistema monetário e promover um crescimento inclusivo para que possa reduzir o desemprego, a pobreza e a vulnerabilidade a choques externos.
Fonte: ANBA
Voltar - Início