Notícias
09/05/2012
Caminhoneiros recebem serviços e informação no Pátio de Triagem da APPA
 
Esta semana, os caminhoneiros que aguardam para descarregar granéis no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá aproveitam a parada para cortar o cabelo, fazer exames médicos, participar de palestras e conhecer as novidades em peças e caminhões de diversas marcas. Eles participam da 16ª edição da ExpoSafra, evento anual realizado pela Tudo em Transporte Editora. Além de ceder o espaço – cerca de cem das mil vagas do pátio – a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) disponibiliza um estande com informações institucionais e dicas de saúde, em parceria com a 1ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde.
Como afirma o diretor da editora, Saulo Furtado, este ano uma das novidades do evento são os caminhões com motor Euro 5, com redução na emissão de poluentes, disponíveis para Test Drive. Outra nova atração da ExpoSafra é a participação dos empresários. “A feira como um todo é um evento importante. Especificamente nesta edição, resolvemos unir empresários e caminhoneiros”, explica. Segundo o organizador, esse encontro vem suprir uma carência na troca de informações entre os dois segmentos. A tendência que começou na exposição em Paranaguá será aplicada nos demais eventos em todo o país.
Nesta terça-feira (8), durante almoço com empresários do setor de transportes, o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese, ressaltou a relevância dessa interação entre os dois mais importantes agentes do transporte rodoviário de cargas brasileiro, apresentou dados sobre a movimentação de mercadorias e comentou sobre as ideias de melhorias para o Porto de Paranaguá. Entre os projetos citados, o novo corredor de exportação e o plano de arrendamento, que visa aumentar a capacidade estática de armazenamento de carga. No ano passado, das 41 milhões de toneladas movimentadas pelo porto, 71% foram transportadas via transporte rodoviário.
Empresário – Presente no evento, o diretor presidente da Cargolift, Markeson Marques, elogiou a iniciativa de realizar a ExpoSafra. “São pelo menos dois os bons motivos para operar pelo Porto de Paranaguá. Primeiro, porque a estrada Curitiba/ Paranaguá é bastante confiável. Tem uma confiabilidade que não se apresenta no trajeto que levam a outros portos. Segundo, como o nosso foco é carga em contêiner, com a atual administração parece que muitos entraves que atrasavam a movimentação foram desbloqueados”, afirma.
Com sede em Curitiba, a Cargolift tem oito anos e é uma das grandes empresas de transporte de carga do Estado. Segundo Marques, são 500 funcionários e uma frota de 470 equipamentos que operam cinco mil contêineres por mês, 80% pelo Porto de Paranaguá. “No ano passado, nosso faturamento foi de R$ 142 milhões, o que representou um crescimento de 40%. Este ano, esperamos crescer 20%, mesmo com o mercado desacelerado”, revela o empresário.
Caminhoneiros – Palestras, vacinas contra hepatite e outras doenças, serviços de cabeleireiro, gincanas e muitas outras atividades chamaram a atenção dos caminhoneiros. Clóvis Formenton, 37 anos, por exemplo, aproveitou para cortar o cabelo e poder voltar mais bonito para casa. Ele, que trabalha na boleia há mais de 18 anos, também aproveitou o evento para dar uma olhada nos novos caminhões. “Essa é a segunda ExpoSafra que participo. É muito bom pra ficar sabendo das novidades”, conta. Também caminhoneiro, Ariel da Silva, 41, não ficou só olhando. Ele fez um test drive em um dos caminhões disponíveis com a tecnologia Euro 5. “É a terceira edição que venho. É bom porque a gente se reúne, aprende e conversa bastante”, resume o profissional que há 11 anos trabalha no ramo.
Fonte: APPA
Voltar - Início