Notícias
17/04/2012
Encontro teve apresentações de representantes da Agência, do Inmetro, FGV e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
 
Foi realizado na última quinta-feira (12/4), no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), em Brasília, o seminário “Impacto das Barreiras Técnicas no Comércio Exterior”. O evento, organizado em parceria pela Apex-Brasil e pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), discutiu os impactos das barreiras técnicas nas vendas externas das empresas brasileiras, tema fundamental para a definição da estratégia do país relacionada ao comércio exterior.
 
Na abertura do seminário, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, destacou a importância da atuação da Agência e do Inmetro. “Esperamos que essa parceria chegue aos setores produtivos e às entidades setoriais para que possamos crescer juntos no comércio mundial”, disse Borges. Ele também destacou os resultados da atual gestão do Inmetro. “O número de cientistas e PHDs que trabalham junto ao instituto impressiona e traz ainda mais segurança para desenvolvermos ações em conjunto”, concluiu o presidente da Apex-Brasil.
 
O secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, ministrou a palestra “Ações governamentais relacionadas com barreiras técnicas ao comércio – defesa comercial e apoio às exportações”. Teixeira detalhou as características das principais ferramentas de defesa comercial, como salvaguardas, medidas antidumping, medidas compensatórias, medidas de anticircunvenção, combate à fraude de origem e preço de referência. “As medidas de defesa comercial visam deixar em pé de igualdade as importações e a indústria nacional. Mas é preciso entender que estas medidas de defesa têm sempre que puxar o setor para um nível de competitividade e não apenas deixar as empresas tranquilas”, explicou o secretário executivo.
 
Já o presidente do Inmetro, João Jornada, disse que o debate sobre barreiras técnicas é importante para discutir aspectos estratégicos do comércio exterior. “Inovação, regulamentação e competitividade são temas interligados e eixos fundamentais na atuação do Inmetro”, destacou Jornada durante a palestra “O Brasil e o Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da Organização Mundial do Comércio”.
 
A apresentação do diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, teve como tema “O papel da Apex-Brasil na redução dos impactos de barreiras técnicas no comércio exterior brasileiro”. Bellini descreveu os produtos e serviços de promoção comercial e atração de investimentos desenvolvidos pela Apex-Brasil no formato dos seminários “Exportar é Inovar”, que vêm sendo apresentados em eventos setoriais por todo o país.
 
A última palestra foi proferida pela professora da Fundação Getúlio Vargas e coordenadora do Centro do Comércio Global e Investimento, Vera Thornstensen, que fez apresentação do tema “As barreiras técnicas e o multissistema do comércio internacional: multilateral, preferencial e bilateral”.
 
Durante o seminário, os presidentes da Apex-Brasil e do Inmetro assinaram acordo de cooperação técnica entre as duas entidades. O tratado prevê o desenvolvimento de ações de capacitação de empresas do Programa de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX) e dos Projetos Setoriais da Agência nas temáticas do Inmetro. “A ideia é fazer um trabalho para que as empresas possam desenvolver sua capacidade de inovação e adequação do produto ao mercado internacional, melhorando assim a sua competitividade nos mercados alvo”, explica Monica Vanise, analista de negócios da Unidade de Projetos Especiais da Apex-Brasil.
Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início