Notícias
22/03/2012
Renai promove seminário sobre investimentos japoneses no Brasil
 
Brasília (21 de março) – Começa hoje e termina na sexta-feira, em Belo Horizonte, o “3° Seminário de Capacitação em Atração de Investimentos: a experiência japonesa”. O evento é promovido pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai), pela Agência de Cooperação Internacional do Japão, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI). A parceria é da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e da Japan External Trade Organization (Jetro).
O seminário será aberto às 9h, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, no Auditório JK, e terá uma apresentação sobre o Plano Brasil Maior, feita pelo diretor do Departamento de Indústrias Intensivas em Mão-de-Obra e Recursos Naturais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Otávio Prates.
Participam do seminário representantes dos governos federal, estadual e da Agência de Cooperação internacional do Japão (Jica). O objetivo do evento é oferecer aos técnicos das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento, Indústria e Comércio conhecimentos que permitam ampliar a capacidade e qualidade de atendimento a potenciais investidores.

Entre os destaques da programação estão a palestra da secretária do Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Dorothea Werneck, sobre “A economia brasileira: da estabilidade ao novo cenário global”, e a apresentação sobre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e as possibilidades de cooperação com os estados brasileiros, que será feita pelo representante da instituição no Brasil, Ryo Ishiguro.

Além disso, ao longo dos três dias do seminário, empresas com participação japonesa apresentarão suas experiências sobre a instalação de novos empreendimentos no Brasil. Também serão discutidos temas como o cenário recente da economia brasileira e parcerias público-privadas em Minas Gerais. No evento, o professor da Kansai Gaidai University, Teiji Sakurai, apresentará ainda a experiência governamental nipônica em atração de investimentos.

Renai

A Renai é o órgão da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC que trabalha com o objetivo de fornecer ao potencial investidor informações úteis ao processo de tomada de decisão, apoiar as estruturas federais e estaduais no desenvolvimento de atividades voltadas à promoção de inversões produtivas e articular medidas de facilitação a novos empreendimentos no país.

Fonte: MDIC
Voltar - Início