Notícias
21/03/2012
Exportações de algodão sobem mais de 100%
 
As exportações brasileiras de algodão estão em crescimento acelerado. No período de agosto de 2011 a fevereiro deste ano elas avançaram 87,1% sobre todo o ano safra 2010/2011, que começa em agosto e termina em julho do ano seguinte. Na comparação sobre o mesmo período da safra passada, o aumento nas exportações chega a 102,89%, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) divulgadas pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

Alguns dos motivos que explicam o aumento das vendas para fora do país, de acordo com o presidente da Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa), Ronaldo Spirlandelli, foram as boas safras colhidas, aumento da área plantada e da produtividade da lavoura, além do bom preço pago pelo produto no mercado externo.

“Pudemos exportar mais porque produzimos mais. Houve um excedente e exportamos. Nós temos um bom relacionamento com a indústria brasileira e para vender aqui nós não enfrentamos a burocracia que temos para exportar, então vendemos mais para o mercado interno. No entanto, tivemos uma boa safra e exportamos o excedente. O setor também foi beneficiado pelos preços pagos lá fora”, diz Spirlandelli.

Os produtores conseguiram fechar contratos avaliados em US$ 0,90 por libra/peso. Esse valor, segundo Spirlandelli, compensa os custos de produção e garante margem de lucro para o exportador. “Esse preço dá sustentabilidade ao negócio. Se conseguíssemos exportar todos os anos entre 800 mil e 900 mil toneladas, o mercado ficaria regulado”, observa. De agosto do ano passado a fevereiro deste ano foram exportadas 791,3 mil toneladas de algodão pelo Brasil.
O aumento nas exportações, diz o presidente da Appa, também é resultado de ações que os empresários e associações do setor têm feito no exterior para promover o algodão brasileiro. “Queremos atrair novos compradores e exportar para mais países. Mas não descuidamos dos nossos clientes e sempre participamos de eventos em locais para os quais já vendemos”, afirma.

Os maiores concorrentes do Brasil no mercado externo são Estados Unidos, Índia e Paquistão. Os dois países asiáticos são os maiores concorrentes do Brasil no Oriente Médio. Mesmo com o aumento das exportações brasileiras em 2011, não aumentou a participação dos árabes neste mercado. A maior parte das vendas brasileiras foi para os asiáticos.

De acordo com as informações do MDIC, a China comprou 15.933 toneladas de algodão do Brasil em fevereiro de 2012, contra 48 toneladas em fevereiro do ano anterior. As vendas para a Coreia do Sul cresceram 110% no período. Para a Indonésia, a alta foi de 380% e, para a Tailândia, 908%.
Os dois maiores produtores brasileiros de algodão são o Mato Grosso, que produziu 723 mil toneladas na safra passada, e a Bahia (405 mil toneladas). De acordo com a Abrapa, o Brasil poderá se tornar o terceiro maior exportador da commodity neste ano. Atualmente, ele é o quarto maior no ranking. A meta do setor é manter a mesma safra e quantidade exportada.

Fonte: ANBA
Voltar - Início