Notícias
13/02/2012
Porto de Itajaí exporta suínos para China
 
A primeira exportação da Coopercentral Aurora, detentora da marca Aurora Alimentos – uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas – para a China será feita pelo Porto de Itajaí. Segundo a empresa, são 120 toneladas, acondicionadas em cinco contêineres, que embarcam nos dias 08 e 09 de fevereiro.
A primeira exportação da Coopercentral Aurora, detentora da marca Aurora Alimentos – uma das poucas empresas brasileiras de processamento de carnes habilitadas – para a China será feita pelo Porto de Itajaí. Segundo a empresa, são 120 toneladas, acondicionadas em cinco contêineres, que embarcam nos dias 08 e 09 de fevereiro. São diversos cortes que serão embarcados para dois destinos: porto de Shangai e porto de Yantian. O transit time é de aproximadamente 37 dias.

A China somente consumia a carne brasileira através das importações via Hong Kong. A partir de 2009 passou a comprar diretamente produtos de frango e, em abril de 2011, com o acordo firmado pela presidente Dilma Rousseff, a exportação de carne suína direta Brasil/China foi autorizada, porém, os produtores precisaram adequar o processo ao protocolo exigido.

Nesse novo estágio, a China passa a comprar direto do Brasil, que poderá incrementar as vendas, oferecer volumes e cortes mais específicos para a demanda chinesa e entrar no país mais populoso, com renda emergente, que prevê aumentar o consumo de carne nas próximas décadas.

O diretor Executivo do Porto de Itajaí, Heder Cassiano Moritz, diz que essa operação da Aurora no Complexo do Itajaí é um bom indicativo para uma possível retomada dos expressivos volumes de carne suína que Itajaí já exportou. “O foco de nosso Complexo são as cargas reefer e esses embarque para a Chia representam a abertura de um importante mercado para as exportações do produto”, informa Moritz.
Fonte: Porto de Itajaí
Voltar - Início