Notícias
13/02/2012
Renault exportará 90% da produção de Tânger
 
Nesta semana foi inaugurada a planta da Renault-Nissan na cidade. Ela vai fabricar 400 mil veículos em 2014 e gerar US$ 4,6 bilhões em exportações. A unidade tem forte apelo de sustentabilidade.

São Paulo – Foi inaugurada nesta quinta-feira (9), a fábrica Renault-Nissan, em Tânger, no Marrocos. A unidade terá capacidade para produzir 400 mil veículos por ano até o final de 2014 e os carros fabricados ali gerarão exportações de 3,5 bilhões de euros (US$ 4,6 bilhões), segundo notícia publicada na agência de notícias marroquina Magreb Arab Presse (MAP). Atualmente a capacidade da unidade é de 30 veículos por ano e em 2014 ela estará produzindo o dobro disso, 60 automóveis a cada hora.

A cerimônia de inauguração teve a presença do rei Mohamed VI. Durante o evento foi apresentado um modelo do veículo Lodgy, que será fabricado na nova unidade. Segundo o presidente e diretor geral da Aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, que também esteve no lançamento, 90% da produção local irá para o mercado mundial, não somente o europeu. Os outros 10% ficarão na região, no mercado marroquino, Oriente Médio, Norte da África e alguns outros países africanos.

O complexo industrial deve ter forte impacto na economia marroquina e local, em Tânger. O ministro da Indústria, Comércio e Novas Tecnologias do Marrocos, Abdelkader Aâmara, disse que a fábrica deve criar um efeito dominó de empregos, em função da atração de investimentos estrangeiros que trará para a Zona Franca de Tânger. A unidade vai gerar seis mil empregos diretos e 30 mil indiretos. O empreendimento faz parte de uma estratégia marroquina nacional de desenvolvimento na indústria chamada "Plano de Emergência".

A fábrica será uma das mais verdes do mundo, segundo divulgado pela companhia. As emissões de gás carbônico serão compensadas na sua totalidade, 135 mil toneladas por ano. As águas usadas não serão jogadas em rios e o processo industrial terá redução da utilização de água em 70%. Além disso, todas as necessidades de energia da unidade serão supridas pelas fontes eólica e hidráulica.

Para incentivar o investimento, o governo do Marrocos criou, construiu, equipou e agora vai gerir o Instituto de Formação Técnica do Automóvel Tânger-Med. O espaço começou a operar em março de 2011 oferecendo capacitação para empregados da unidade. Em 2011 foram 310 mil horas de ensino e em 2012 serão mais 600 mil horas.
Fonte: ANBA
Voltar - Início