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09/02/2012
Apex-Brasil e Abirochas assinam convênio para promover exportações do setor
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (Abirochas) assinam, no dia 7/2 (terça-feira), durante a abertura da feira Vitória Stone Fair, em Vitória (ES), um novo convênio para estimular as exportações do setor.

O convênio, construído em parceria, prevê recursos de R$ 4,1 milhões para a realização de uma série de ações de promoção comercial do setor no exterior durante os próximos 12 meses. “Nosso objetivo é estimular um setor que já é grande exportador, mas que tem potencial para ampliar fortemente a sua presença no mercado internacional. A qualidade e a enorme diversidade de matérias-primas garantem a competitividade das rochas ornamentais brasileiras no exterior”, diz Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

“A indústria brasileira de rochas ornamentais tem sido marcada pela ousadia empresarial em suas iniciativas de prospecção, pesquisa, explotação e beneficiamento dos materiais, contribuindo para uma nova estética construtiva. Com esse espírito, o segmento superou as dificuldades que permeiam o universo das pequenas e médias empresas e conquistou o mercado internacional. A assinatura desse projeto, que incorpora nova ferramenta estratégica de inserção internacional, contribuirá para um novo ciclo de desenvolvimento setorial”, afirma Reinaldo Sampaio, presidente da Abirochas.

Atualmente, integram o convênio 205 empresas do setor, de diversos estados da Federação, e novas empresas poderão participar das ações devendo, para isso, entrar em contato com a Abirochas. Entre as iniciativas previstas no convênio, destaca-se a formulação de uma estratégia de branding (marca) setorial com a meta de posicionar o Brasil como o principal fornecedor mundial de rochas exóticas e as empresas brasileiras como importantes protagonistas desse mercado.

“Com esse trabalho de branding, pretendemos tornar nossos produtos conhecidos dos principais especificadores de compra de material para construção civil e dos formadores de tendências internacionais. Assim, conseguiremos aproximar as empresas brasileiras dos consumidores finais nos mercados-alvo”, explica Mauricio Borges.

O convênio prevê a participação brasileira em três importantes feiras internacionais de rochas ornamentais: a Xiamen, na China, a Coverings, nos Estados Unidos, e a Marmomacc, na Itália. Também estão incluídas ações de publicidade, consultorias técnicas e de inteligência comercial, além da estruturação de um website que contribuirá para a divulgação dos produtos e das empresas brasileiras no exterior e dará transparência à execução do convênio.

Vitória Stone Fair

Durante a Vitória Stone Fair, de 7 a 10 de fevereiro, será realizada a primeira iniciativa definida pelo convênio: a vinda de cinco jornalistas e formadores de opinião estrangeiros ao evento, de veículos especializados da Itália, Portugal e Turquia, com o objetivo de estimular a divulgação das rochas brasileiras no exterior.

No segundo dia de feira (8/2), a Apex-Brasil e a Abirochas realizam o seminário “Exportar é Inovar”, para o qual estão sendo convidados os empresários do setor. O objetivo é detalhar o convênio e apresentar os outros serviços disponibilizados pela Apex-Brasil para auxiliar as empresas a entrar no mercado internacional ou a ampliar as suas atividades exportadoras, tais com o projeto Fórmula Indy, inovadora plataforma de promoção comercial realizada durante as corridas da Fórmula Indy, nos Estados Unidos, China e Canadá.
A Feira é um dos principais eventos do setor no Brasil e reuniu, em 2011, 24 mil visitantes de mais de 65 países e 400 empresas expositoras, que ocuparam uma área de 35 mil m² em Vitória.

Mercados prioritários

O convênio buscará a consolidação e a ampliação da presença brasileira nos Estados Unidos e na China, a abertura de mercado nos Emirados Árabes Unidos e na França e a prospecção de possíveis negócios na Polônia, no Reino Unido, no Chile e no Japão. Como mercados também expressivos, serão explorados o Canadá e o México. Os mercados foram definidos por um trabalho de inteligência comercial e competitiva, realizado pela Apex-Brasil e pela Abirochas.

Exportações do setor

Em 2011, as exportações brasileiras de rochas ornamentais e de revestimento totalizaram US$ 999,65 milhões, correspondentes a um volume físico comercializado de 2,2 milhões de toneladas. As rochas ornamentais estão em terceiro lugar entre os bens minerais mais exportados pelo Brasil.
O Brasil vendeu rochas ornamentais em 2011 para 110 países. Atualmente, os principais mercados são os Estados Unidos, para a venda de chapas polidas, e a China, para venda de blocos.

Histórico da parceria

A Apex-Brasil e a Abirochas são parceiras na promoção do setor desde 1999 e, juntas, colaboraram para o aumento nas exportações de rochas brasileiras, que passaram de US$ 232 milhões em 2000 para quase US$ 1 bilhão em 2011. Nesse período, foi modificado o perfil das exportações, com o incremento da venda de rochas processadas semiacabadas, principalmente chapas polidas de granito, bem como de produtos acabados de ardósias e quartzitos foliados.
“O apoio institucional da Apex-Brasil trouxe enorme contribuição para a nossa inserção no mercado internacional ao permitir ampliar o escopo das ações de internacionalização do nosso setor. A contínua execução das ações de inserção internacional consolidou o reconhecimento da qualidade e da beleza das rochas brasileiras pelo mercado internacional”, comenta Reinaldo Sampaio, da Abirochas.

Dados do setor

Estima-se que os negócios brasileiros do setor de rochas ornamentais, nos mercados interno e externo, inclusive serviços e comercialização de máquinas, equipamentos e insumos, tenham movimentado US$ 4,5 bilhões em 2011. Cerca de dez mil empresas integram sua cadeia produtiva e respondem por 120 mil empregos diretos e 360 mil indiretos.

Fonte: Apex-Brasil
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