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07/02/2012
Emirados são mercado alvo para calçados
 
País está entre os focos de promoção da indústria brasileira no mercado internacional. Convênio entre Abicalçados e Apex prevê R$ 13,8 milhões em ações em oito destinos.
São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos estão entre os mercados alvo das ações de promoção da indústria calçadista brasileira em 2012. O país integra a lista de oito destinos escolhidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) para divulgar as inovações e o design dos sapatos nacionais. O orçamento do projeto é de R$ 13,8 milhões.

A Abicalçados e a Apex assinaram um convênio durante a feira Couromoda, que ocorreu em janeiro, em São Paulo. Além dos Emirados, são prioridades a Itália, China, França, Rússia, Estados Unidos, Colômbia e África do Sul.

O país árabe será foco de um estudo sobre o mercado de consumo de calçados. “São informações culturais, as preferências de compra do consumidor, o tipo de pé da população, etc. Estes dados servem para selecionar as empresas brasileiras que podem participar [das ações comerciais]”, explica Deborah Rossoni, gerente de Projetos da Apex.

Para chegar à definição dos mercados alvo, a área de inteligência comercial da Apex faz uma análise prévia dos países, que inclui dados como importações totais daquele mercado, taxa média de crescimento das importações, histórico das exportações do Brasil para aquele país, barreiras tarifárias, principais países concorrentes, etc.

Após a realização deste levantamento, são definidas as ações de promoção comercial e de imagem a serem realizadas. “Na área comercial, colocamos as empresas brasileiras diretamente [em contato] com os compradores internacionais, por meio do Projeto Comprador, que traz estes importadores ao Brasil”, exemplifica Rossoni. A participação em feiras internacionais é outro exemplo de atividade que a Apex costuma promover, de acordo com o perfil de cada mercado.

Na divulgação da imagem do calçado brasileiro, o objetivo será destacar o design e a inovação do produto nacional. “Qualidade é uma obrigação, não discute mais isso. Temos que mostrar o estilo de vida brasileiro, seu conceito, as cores”, afirma Rossoni. “Precisamos trabalhar o calçado com estilo, um conceito brasileiro, e identificar um público que queira esse estilo de vida brasileiro e queira pagar por ele”, destaca.

Em 2011, as exportações brasileiras de calçados para os Emirados somaram US$ 13,32 milhões, 5,5% a mais que em 2010. Já em volume, no ano passado foram vendidos 935.318 pares ao país do Golfo, contra 793.728 em 2010.
Fonte: ANBA
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