Notícias
27/01/2012
Federação paranaense apresenta resultados de programa para pequenas empresas
 
Curitiba - O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), apresentou na última quarta-feira (25/1) os resultados das atividades realizadas por meio do programa Al-Invest, iniciativa da Comissão Européia para apoiar a entrada de empresas de pequeno e médio porte da América Latina no mercado internacional.

A finalidade da apresentação foi demonstrar à gestora de projetos da Comissão Européia, Elektra Tsigaridas, que visitou Curitiba especialmente para a ocasião, como foram aplicados os recursos do programa.

O CIN executou quatro projetos com recursos do Al-Invest e colaborou com outros 12 projetos em outros estados. Segundo o vice-presidente da FIEP e coordenador do conselho temático de Comércio Exterior, Rommel Barion, mais de 120 empresas do Paraná já foram beneficiadas por estas iniciativas.

Dentre os projetos que mais se destacam está o Al-Invest: Clínica de Embalagens, para capacitar empresas moveleiras na inovação na área de embalagens para reduzir custos e ganhar competitividade. Segundo o vice-presidente da Fiep, Aurélio Sant’Anna, proprietário da Movelaria Paranista, uma das empresas participantes do projeto, a capacitação permitiu, dentre outros ganhos, o acondicionamento de mais móveis por caminhão em embalagens mais seguras, econômicas e ecologicamente corretas.
“O projeto Al-Invest é estratégico, principalmente porque privilegia pequenas e médias empresas. Foi importante para consolidar nossos planos de exportação”, avaliou Sant’Anna.

O Al-Invest: Clínica de embalagens capacitou 31 empresas e seu resultado positivo despertou o interesse de outras federações industriais como a do Mato Grosso (FIEMT), onde o programa beneficiou 13 empresas.

Outros projetos financiados com recursos do Al-Invest foram o Projeto de Orgânicos, que capacitou produtores para a exportação de produtos orgânicos que servem como matéria prima para a indústria de alimentos, bebidas e cosméticos. Com esse projeto foram capacitados 16 técnicos em seis estados. Também foi apresentado o projeto Tecendo Tendências, que capacitou designers de moda de 40 empresas do Paraná.
Fonte: CNI
Voltar - Início