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18/01/2012
Apex-Brasil e Abicalçados assinam novo convênio que promove a competitividade das empresas brasileiras no mercado internacional
 
Convênio prevê ações que destacam a inovação e o design do calçado brasileiro, itens que agregam valor ao produto nacional

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) assinaram novo convênio nesta terça-feira (17/01) como parte do Programa Brazilian Footwear, que tem os objetivos de promover a competitividade das empresas calçadistas brasileiras no mercado internacional, ampliar a presença dos calçados nacionais nesses mercados e aumentar o valor exportado dos produtos. O convênio prevê a destinação de R$ 13,8 milhões em 2012 para a realização de ações de promoção comercial, de imagem, de desenvolvimento de produto e de estrutura e gestão. O documento foi assinado pelo presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, e pelo vice-presidente da Abicalçados, Paulo Grings, durante o Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar, em São Paulo.
O Seminário apresentou os projetos abertos à participação de todos os setores produtivos, o cenário econômico mundial e os mercados prioritários para as exportações de calçados.
“Renovar a parceria com a Abicalçados é reforçar as ações de promoção comercial e de imagem que, agregadas à inteligência comercial e competitiva, obtêm altos índices de inserção de nossos produtos nos mercados internacionais”, explica o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. “O setor calçadista retrata cada vez mais o cenário de desenvolvimento do país com a qualificação dos produtos e do processo técnico e criativo relacionado à sua concepção, elaboração e especificação”.
 
As ações de promoção comercial (que incluem a realização de Projeto Comprador e Projeto Vendedor, assessorias comerciais e participações em feiras internacionais) estão focadas nos seguintes mercados-alvo prioritários, identificados em estudo da Apex-Brasil em parceria com a Abicalçados: China (Ásia), Emirados Árabes Unidos (Oriente Médio), Itália, França e Rússia (Europa), Estados Unidos (América do Norte), Colômbia (América do Sul) e África do Sul (África).

O convênio também contempla ações nas áreas de Gestão, Relacionamento e Inteligência Comercial e Competitiva, que compõem o item “Estruturação e Gestão”. Ainda no primeiro semestre deste ano, a Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil vai elaborar um estudo sobre o desempenho das exportações do setor de calçados para ser apresentado aos empresários. Está prevista, ainda, a realização de estudos de mercado e pesquisas que vão subsidiar os participantes do Programa Brazilian Footwear.

Design e inovação

As ações de desenvolvimento de produto vão priorizar o design e a inovação, itens que dependem da capacitação das empresas e de parcerias com setores complementares, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e a Associação Brasileira de Estilistas (ABEST), além de outras entidades ligadas à indústria da moda. “Vamos apresentar ações que estimulem as empresas associadas ao Programa a aumentarem seus investimentos em marcas próprias e no desenvolvimento de design original”, explica o vice-presidente da Abicalçados, Paulo Grings.

Cristiano Körbes, coordenador do Programa Brazilian Footwear, aponta que uma das iniciativas mais importantes do novo convênio será a criação do Núcleo de Estudos Avançados sobre Design Original, que será precedido de um workshop para divulgação do tema e que contará com a participação de empresas interessadas em desenvolver um trabalho.
Para reforçar o posicionamento das marcas brasileiras de calçados nos mercados-alvo, o convênio prevê a publicação, no idioma inglês, de duas edições anuais da revista Vogue Brazilian Footwear. Os exemplares serão distribuídos nas feiras internacionais e em outros eventos de promoção comercial.

Será elaborado, ainda, um projeto de merchandising para ações nos pontos de venda com o objetivo de melhorar o posicionamento do calçado brasileiro de empresas internacionalizadas no mercado internacional. Serão realizados também eventos específicos juntos ao consumidor final para a divulgação das marcas brasileiras participantes do Programa.

O Projeto Imagem, realizado nas feiras nacionais (Couromoda e Francal), será ampliado para contemplar um número maior de jornalistas internacionais de veículos especializados e formadores de opinião para participar de uma agenda in loco relacionada à indústria calçadista (visitas às fábricas, encontros com empresários e entrevistas com porta-vozes). O principal objetivo é a apresentação do potencial das empresas brasileiras, de suas marcas e do setor calçadista do Brasil no exterior.

Homenagem

Após o Seminário, o presidente da Couromoda, Francisco Santos, entregou ao presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, uma placa de agradecimento pela parceria da Agência para a realização do Congresso Mundial de Calçados, em novembro de 2011, no Rio de Janeiro.

Fonte: Apex-Brasil
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