Notícias
10/01/2012
Em Cannes, Apex-Brasil e BM&A participam do MIDEM, mais tradicional feira internacional de música
 
Evento realizado de 28 a 31 de janeiro na França reúne seis mil profissionais do segmento musical oriundos de 90 países. Delegação brasileira tem 16 integrantes, entre empresas e associações
De 28 a 31 de janeiro, a cidade de Cannes, na França, recebe a mais tradicional das feiras internacionais de música, o Midem. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Brasil Música e Artes (BM&A) estarão presentes no evento, apoiando a participação de 16 empresas ou associações ligadas ao meio musical brasileiro.
Para este ano, a 46ª edição do festival promete trazer bastantes novidades. A feira já não é apenas voltada para o mercado de música, mas também provoca debates e discussões sobre internet, tecnologia e comunicação. O evento reúne expositores de cerca de 90 países e seis mil profissionais participantes. Representantes de gravadoras, editoras, shows, festivais, empresas de tecnologias digitais e celulares se encontram em Cannes para fechar negócios, relacionar-se e conhecer novos talentos.
Para se adaptar às evoluções naturais do mercado, em 2012 o evento contará com empresas de tecnologia e agências de publicidade, além de marcas ao redor de artistas e tradicionais agentes da indústria da música.
Outro fator que merece destaque é a criação do “Direct2Fan Camp”, local dedicado à interação de artistas independentes, selos e redes sociais.
A partir de agora, o midem Net será realizado simultaneamente ao Midem ao longo dos quatro dias do evento. Haverá um dia especial, a segunda-feira, que será dedicada à “palestras-chave”, intitulado de “Visionary Monday”.
Inovação
No M2012 também será lançado o “Innovation Factory”, um espaço de encontros e de descobertas onde os principais agentes em tecnologia, os artistas e as gravadoras poderão compartilhar suas necessidades, projetos e experiências na área da música. O midemLab, concurso internacional aberto a empresas inovadoras e desenvolvedoras de aplicativos, acontecerá dentro do Innovation Factory, como ocorreu em 2011. A novidade é a ampliação do escopo para possibilitar a participação de empresas de todos os setores.
No campo do marketing, as marcas terão um programa ainda mais sofisticado em conteúdo, contando com conferências e workshops, além da interação entre artistas, editoras e gravadoras. O SyncDay, dia dedicado à sincronização, contará em 2012 com uma competição que premiará o melhor uso da música em uma campanha de marketing.
O midemFestival será aberto, agora, não só a executivos da indústria musical, mas também ao público. Serão três noites de lineup dividido entre artistas internacionais. O palco Fringe, lançado na última edição da feira, foi renomeado para midem Off e corresponde a uma programação musical ao vivo nos bares de Cannes.
Uma outra novidade importante é a alteração dos locais em que as empresas ficarão. No midem 2012, haverá três espaços dedicados a negócios: Riviera, Lerins (estande, bar) e o Level1 (conferências). O stand da BM&A em parceria com a Apex-Brasil ficará, agora, no espaço Lerins, no 3° andar do pavilhão.
Participação brasileira
O Midem é um importante ponto de encontro entre os envolvidos no mercado da música. Claudio Silberberg, da ST2 Records, já participou da feira 16 vezes. “Participo do midem pelos encontros com parceiros, selos, distribuidoras, clientes, empresários, produtores, artistas e promotores”, disse. Claudio conta ainda que a feira é importante para o licenciamento e promoção do repertório de artistas brasileiros no exterior, além da aquisição de conteúdo internacional para lançamento em diversos formatos pela ST2 Records, ST2 Video e ST2 Kids no Brasil.
A delegação brasileira presente no Midem em 2012 é composta pelas seguintes empresas / associações: ST2, ABMI (Associção Brasileira da Música Independente), Abramus (Associação Brasileira de Música e Artes), Azul Music, Be the Bridge,Coqueiro Verde, Dubas Música, FRG Cultural, Imusica; Lab 344,Manaxica Produções,MCD,Raquel Coutinho, Ritounelle, Sebrae/RJ e Unlimited Music.
Fonte: Apex-Brasil.
Voltar - Início