Notícias
05/01/2012
Melhoria dos portos brasileiros deve ser prioridade em 2012
 
A melhoria e a ampliação da infraestrutura portuária brasileira devem ser prioridade em 2012 para atender ao crescimento das exportações nos próximos anos. A afirmação é do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José de Freitas Mascarenhas. Segundo ele, o governo precisa fazer com que os portos brasileiros tenham padrões internacionais de eficiência. “O aumento da produção de diversos setores gera mais produtos para exportação. Isso agrava ainda mais a já precária situação dos portos do país”, avalia.
Mascarenhas, que também preside a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), alerta que é necessário investir na melhoria do sistema de transporte do país, com destaque para os chamados intermodais, que são conectados a mais de um tipo de rede de transporte, como rodovia, ferrovia e hidrovia, por exemplo. “Isso contribui para aumentar a eficiência do sistema de transporte, reduzir custos com o carregamento de cargas e melhorar a competitividade da economia brasileira”, diz Mascarenhas.
Ele destaca ainda que, apesar dos avanços, o governo precisa dar mais atenção aos aeroportos. “Além da proximidade da Copa do Mundo e Olimpíada, que elevará a demanda nos aeroportos em 2014 e 2016, a tendência é que haja crescimento forte no número de passageiros nos próximos anos, independentemente desses eventos”, prevê Mascarenhas.
De acordo com ele, a expectativa em 2012 é que o governo retome as obras paralisadas em 2011. Mascarenhas assinala que no ano passado o quadro do setor de infraestrutura praticamente não se alterou. “Ainda há muita dificuldade na gestão do sistema e na alocação dos escassos recursos destinado ao setor. E, para agravar ainda mais a situação, faltam bons projetos”, acrescenta. “O governo precisa olhar para essa questão com mais carinho e focar na melhoria da gestão do sistema de infraestrutura do país.”
Fonte: CNI
Voltar - Início