Notícias
04/01/2012
Cera de carnaúba para exportação
 
Com quase 100% de sua produção voltada para as vendas externas, a Carnaúba do Brasil tem clientes em 20 países, incluindo os Emirados Árabes Unidos.
São Paulo- Localizada no estado do Ceará, a Carnaúba do Brasil tem o mercado externo como seu grande foco. Com clientes em cerca de 20 países, a empresa vende 98% de sua produção de 250 toneladas mensais de cera de carnaúba para países como Alemanha, Japão e Estados Unidos, que absorvem 60% do total produzido, e também China, Peru, Índia, Colômbia, Chile, Venezuela e Emirados Árabes Unidos, entre outros.

Com sócios que vieram da indústria da cera de carnaúba, a empresa exporta desde sua criação, em 2004, já que seus fundadores conheciam bem os compradores internacionais do produto. “São compradores já conhecidos no mercado”, conta Marina Azevedo, gerente de exportação. “Recebemos também muitos contatos por e-mail, de empresários que visitam o nosso site e nos procuram”, diz.

A cera de carnaúba, explica a gerente, tem diversos tipos de uso e é vendida em forma de escama, pó e em pedaços. “Vendemos principalmente para indústrias de alimentos, farmacêuticas, de cosméticos e de polimento”, afirma Azevedo. A empresa vende também para companhias que renegociam seu produto. É este o caso do cliente dos Emirados, uma trading localizada em Dubai, para qual a Carnaúba do Brasil começou a vender há dois anos.

Segundo Azevedo, a empresa está procurando novos clientes, principalmente na Ásia. Em relação ao mercado árabe, ela diz que já recebeu contatos de companhias de outros países da região, como o Egito, mas que a demanda ainda é pequena. “Há um entrave porque eles pedem a certificação halal, o que gera um certo custo. Vamos esperar para ver se a demanda aumenta e se compensa cumprir esta exigência”, afirma.

No Brasil, a Carnaúba é uma árvore típica da região Nordeste. A colheita de suas folhas é realizada entre os meses de julho e fevereiro. A Carnaúba do Brasil mantém sua fábrica no município de Itarema e um escritório em Fortaleza. A empresa conta com 27 funcionários.
Fonte: ANBA
Voltar - Início