Notícias
05/12/2011
Portos do Paraná atingem recorde
 
Dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), no Paraná, divulgados na última semana mostram que os dois portos registram recorde de movimentação de carga neste ano. Segundo a Appa, já foram movimentados 38 milhões de toneladas. Até o fim do mês, o total de produtos transportados dos navios deverá somar 41 milhões de toneladas.
De acordo com a Appa, a receita cambial obtida pelas exportações dos portos de Paranaguá e de Antonina soma US$ 16 bilhões. Esse faturamento representa um aumento de 14% em relação ao recorde anterior, registrado em 2006.
Em Paranaguá cresceram as exportações de soja. Foram enviadas para fora do país 6,7 milhões de toneladas da commodity, um crescimento de 13% em relação ao recorde anterior, obtido em 2003. Outra commodity agrícola, o açúcar, teve pico de embarques em Paranaguá. Foram quatro milhões de toneladas, 4% a mais do que em 2010. Neste porto cresceram também as importações de fertilizantes e a movimentação de veículos.
Já o Porto de Antonina, que é utilizado como suporte de Paranaguá, foram movimentadas 1,3 milhão de toneladas, número que é 25% maior ao recorde de 2004 e 400% maior do que o movimentado no ano passado, segundo a Appa.

Fonte: Agência de Notícias Brasil Árabe - ANBA
Voltar - Início