Notícias
30/11/2011
Apex-Brasil realiza rodadas de negócios durante Encomex Mercosul
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizará rodadas de negócios durante o 3° Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul), promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) nos dias 1° e 2 de dezembro em Curitiba, Paraná.
Estão previstos mais de 150 encontros de negócios de comerciais exportadoras, selecionadas pela Apex-Brasil entre as participantes do Projeto Brasil Trade, com empresas da Região Sul do Brasil que pretendem iniciar exportações ou oferecer seus produtos a novos mercados internacionais.
No segundo dia do evento, a Apex-Brasil coordenará dois painéis de debates. O primeiro, sobre as ações das agências de promoção comercial na América do Sul, será conduzido pelo supervisor da Unidade de Cooperação e Articulação Internacional da Agência, Mauro Rocha, com a participação de outras agências de promoção integrantes da Rede Ibero-americana de Organizações de Promoção de Comércio Exterior (RedIbero).
O segundo painel será sobre cenários e perspectivas de negócios para a América do Sul. Os palestrantes serão o coordenador da Unidade de Inteligência Comercial e Competitiva da Apex-Brasil, Marcos Lélis, e o gerente do Setor de Integração e Comércio do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Antoni Estevadeordal.
A Apex-Brasil também terá um estande para atendimento às empresas, que poderão conhecer os serviços e produtos oferecidos pela Agência.
O evento
Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico.
Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Os dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano serão anunciados em entrevista coletiva durante o evento, na quinta-feira, 1° de dezembro.
O Encomex Mercosul é realizado pelo MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Governo do Paraná.
O objetivo é fomentar a cultura exportadora e estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.
Fonte: APEX
Voltar - Início