Notícias
30/11/2011
Nova versão da Vitrine do Exportador será lançada no Encomex Mercosul
 
Nova versão da Vitrine do Exportador será lançada no Encomex Mercosul
Brasília (30 de novembro) - Com uma base de dados de 18 mil empresas, começa a funcionar, neste dia 1° de dezembro, a nova versão da Vitrine do Exportador, um serviço oferecido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com objetivo de divulgar no mercado internacional as empresas brasileiras e seus produtos. O lançamento será durante o 3° Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (3° Encomex Mercosul), evento realizado nos dias 1° e 2 de dezembro, em Curitiba-PR.
A Vitrine do Exportador foi completamente reformulada e apresenta funções que não existiam na versão anterior. É o caso da pesquisa por região e do acesso a informações macroeconômicas (Conhecendo o Brasil) e setoriais (Setor em Destaque). Desenvolvida em formato arrojado e de fácil pesquisa, a nova versão oferece ainda o serviço Vitrine Virtual, que possibilita ao exportador customizar uma página sobre a sua empresa, nos idiomas português, inglês e espanhol. O exportador poderá inserir texto de apresentação, informações comerciais, imagens, vídeo e mapa de localização. Assim, importadores estrangeiros interessados em fazer negócios poderão acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na Vitrine Virtual.
O que é a Vitrine do Exportador
A nova versão da Vitrine do Exportador busca integrar as diversas ações desenvolvidas por órgãos governamentais nesta área, de forma a potencializar e aglutinar esforços no sentido de proporcionar maior visibilidade aos exportadores brasileiros. A base de dados é atualizada mensalmente por meio da inclusão automática de novos exportadores que realizaram operações no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) ou via Declaração Simplificada de Exportação (DSE).
As empresas já integrantes também têm as suas operações atualizadas mensalmente, pelo acréscimo de novos produtos e mercados. Para dar dinamismo às informações da Vitrine do Exportador, serão mantidas as empresas que exportaram nos dois últimos exercícios – ano atual e anterior. As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, também podem solicitar adesão à Vitrine do Exportador. Basta acessar o site e enviar o formulário disponível em “solicite adesão”, localizado na página principal.
O projeto conta com o apoio do Departamento de Promoção Comercial (DPR) do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), da Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece), além de entidades de classe como a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). Outras parcerias estão sendo viabilizadas com o propósito de promover o produto em sites internacionais de negócios.
3° Encomex Mercosul
Mais de 1.400 pessoas já se inscreveram para participar do 3° Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (3° Encomex Mercosul) que começa amanhã em Curitiba-PR. Promovido pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Encomex Mercosul pretende avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos vinte anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas na página do evento.
Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá, inclusive, um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior. Empresas exportadoras do bloco irão apresentar suas experiências comerciais exitosas no Mercosul, e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão um Encontro de Negócios com empresários do bloco econômico.
Para marcar ainda o evento, os dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano serão anunciados em entrevista coletiva, às 15h nesta quinta-feira (1°/12), durante o Encomex Mercosul. O Banco do Brasil irá aproveitar o encontro para anunciar os vencedores do Prêmio Proex Excelência.
Durante o evento, representantes de 23 estados também estarão reunidos com 15 entidades nacionais parceiras do Plano Nacional da Cultura Exportadora para validar e ajustar o planejamento para os anos 2012-2015. Serão definidos os mapas estratégicos de comércio exterior e os planos de ação com o objetivo de promover a cultura exportadora em todo o país.
Parceiros
O Encomex Mercosul é promovido pelo MDIC, juntamente com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e a Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul do Governo do Paraná.
O evento conta com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.
O Encomex Mercosul tem o apoio da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), da Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap), da Associação Comercial do Paraná (ACP), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), da Itaipu Binacional e da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
O objetivo é fomentar a cultura exportadora e estimular a maior participação do empresariado brasileiro no comércio internacional com a divulgação de informações estratégicas sobre exportações, mecanismos de apoio ao exportador, oportunidades de negócios, logística, inovação e financiamento.
Fonte: MDIC
Voltar - Início