Notícias
25/11/2011
Missão empresarial da Itália participa de rodada de negócios em Curitiba
 
O Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), trouxe a Curitiba, na última quarta-feira (23/11) uma delegação integrada por 11 empresas italianas da região de Vêneto para uma rodada de negócios multisetorial com empresários paranaenses. Segundo o vice-presidente da FIEP, Rommel Barion, a finalidade do encontro é conhecer mais sobre as empresas italianas da região de Vêneto.
Para o empresário italiano Faggion Biagio, do setor de móveis, a rodada foi uma boa oportunidade para conhecer mais sobre o mercado e a produção brasileira. Ele conversou com quatro empresários brasileiros. Três deles demonstraram intenção de vender móveis brasileiros na Itália.
O empresário paranaense Carlos Virmond, da Domotica Automação, considerou o encontro produtivo. Ele conversou na ocasião com um empresário italiano do mesmo segmento em que atua. “Pensamos em fazer uma parceria. Os equipamentos da empresa italiana podem complementar nossa linha de produção.”, explicou.
Nos últimos 30 dias, a FIEP, por meio do CIN, recebeu seis delegações internacionais de diferentes países, que vieram ao Paraná em busca de novas oportunidades comerciais. A crescente procura por negócios com empresas brasileiras, segundo a coordenadora do CIN, Janet Pacheco, pode ser interpretada como uma mudança no cenário econômico mundial.
Com as dificuldades pelas quais passa a Europa e os Estados Unidos, os olhos dos investidores voltam-se para o Brasil. “Estamos sendo bastante procurados, cada vez mais nosso trabalho ganha importância para o desenvolvimento das relações internacionais.”, avaliou.
De acordo com o secretário de Turismo e Comércio Exterior da região de Vêneto, Marino Finozzi, o intercâmbio comercial entre Vêneto e o Brasil vem aumentando ano a ano. Em outubro, o governo do Paraná enviou uma proposta de acordo de cooperação com a região de Vêneto que ainda está sendo analisado.
Para o italiano Fábio Coronin, da Veneto Promozione, que atua na área de comércio internacional, pode-se notar um interesse maior pelo Brasil nos últimos anos. “Todo mundo concorda que o Brasil está crescendo, sempre houve interesse, principalmente pela região Sul, onde a imigração italiana é muito forte.”, disse.

Fonte: Confederação Nacional das Indústrias - CNI
Voltar - Início