Notícias
22/11/2011
Acidentes envolvendo Trabalhadores Portuários Avulsos caem 30% em Paranaguá
 
Os acidentes envolvendo Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) que atuam no Porto de Paranaguá caíram 30% no último ano. O dado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (21) pelo Órgão Gestor de Mão de Obra Portuária (OGMO-PR) durante a abertura da XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (SIPATP). O evento, promovido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) em conjunto com o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO-PR) e empresas parceiras, visa promover a saúde e segurança do trabalhador nas atividades que exerce.
“Até outubro, foram registrados 95 acidentes envolvendo TPAs. No mesmo período de 2010, foram 140 acidentes. Nossa meta é zerar estes índices”, afirmou o gerente operacional do OGMO, Manoel Rubens de Magalhães.
Este ano, o tema da XI SIPATP é “Segurança Absoluta: esta é a nossa meta”. Até a próxima sexta-feira (25), funcionários do Porto de Paranaguá, Trabalhadores Portuários Avulsos e funcionários de 15 empresas do setor que apóiam o evento participam de palestras interativas e lúdicas.
Neste primeiro dia, os funcionários assistiram a uma peça de teatro intitulada “As 5 portas que levam ao acidente”. Três atores interagiram com a platéia, mostrando que os fatores desencadeadores dos acidentes podem ser evitados.
“Sensibilizar os trabalhadores sobre a importância das questões de segurança, meio ambiente e saúde através destas palestras interativas é muito mais proveitoso. Estamos inovando a linguagem este ano e acreditamos que o resultado será bastante positivo”, avaliou o superintendente da Appa Airton Vidal Maron.
Nesta terça-feira, os participantes assistem a uma palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis, AIDS e drogas. Nos demais dias, serão abordados temas como acidentes no trajeto e segurança no trânsito, meio ambiente e reciclagem e motivação no trabalho.
As palestras estão sendo ministradas no Armazém 5 do Ogmo, das 9h às 10h30.
A XI SIPATP é promovida em parceria com a Andali, AGTL, Centrosul, Coamo, Fortesolo, Harbor, Interalli, Multitrans, Pasa, PFT, Rocha, Sadia, Serra do Mar, Sul Terminais e TCP.
Cerca de 11 mil trabalhadores atuam nos terminais portuários privados, empresas exportadoras e importadoras, agenciadores marítimos, fornecedores e praticagem em Paranaguá. Outros 2.600 TPAs atuam em Paranaguá, além dos 766 funcionários ligados diretamente à Appa.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início