Notícias
21/11/2011
Evento discute competitividade
 
Começou hoje, em Porto Alegre (RS), a 2ª Reunião Anual da Federação Global dos Conselhos de Competitividade (GFCC, em inglês), entidade lançada no ano passado por líderes de instituições ligadas à inovação ao redor do mundo. Durante os dois dias de realização do evento, delegações de empresários, CEOs de grandes corporações, pesquisadores e representantes de governos de mais de 30 países, como EUA e Rússia, discutirão estratégias de desenvolvimento e métodos para promover a competitividade de suas nações.
A reuniãoanual da GFCC prossegue até amanhã, em Porto Alegre (Divulgação/GFCC)
Primeira organização internacional com foco no crescimento das economias e de políticas de competitividade, a GFCC tem dois integrantes brasileiros em seu conselho de administração: a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC). De acordo com Mauro Borges Lemos, presidente da ABDI, as nações representadas pela federação respondem por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) global. “O Brasil assume posição de protagonista no grupo e vem contribuindo para o debate de um novo conjunto de métricas de competitividade para colocar esses países frente à concorrência mundial”, afirma.
Para Charles Holliday, presidente do Conselho de Administração do Bank of América e do Conselho da GFCC, a federação promove uma valiosa interação entre seus participantes, reforçando laços e ampliando as oportunidades de cooperação. “O Brasil é um parceiro histórico dos Estados Unidos e teve uma atuação muito importante para a criação da GFCC. A realização em terras brasileiras da 2ª Reunião Anual consolida esse movimento”, afirma.
Segundo a organização do evento, a pauta da reunião prevê a divulgação do documento de Boas Práticas de Competitividade nas nações integrantes da GFCC e do projeto Competitiveness Scoreboard – mapeamento de oportunidades que envolvem economistas-chefes de 46 das principais corporações norte-americanas, desenvolvido pelo Conselho de Competitividade dos Estados Unidos (CoC, organização responsável pela proposta inicial de criação da GFCC).
“O CoC (dedicado a fortalecer a competitividade do país) é um grande parceiro do Brasil. Com ele, a ABDI e o MBC promovem desde 2007 uma série de debates intitulada Laboratórios de Aprendizagem em Inovação Brasil-EUA que este ano teve sua 13ª edição”, lembra o presidente da ABDI. A primeira reunião do grupo ocorreu em Washington (EUA) nos dias 9 e 10 de dezembro de 2010.
Fonte: BB
Voltar - Início