Notícias
21/11/2011
Setor de componentes e insumos para móveis inaugura showroom em Miami
 
O segmento de componentes e insumos para móveis já conta com um showroom permanente em Miami, Estados Unidos. O espaço, inaugurado no dia 8 de novembro no Centro de Negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), será usado para exposição de produtos, consultoria comercial, prospecção de importadores, recepção a compradores e realização de rodadas de negócios.
O showroom é uma iniciativa do Orchestra Brasil, projeto setorial de promoção das exportações do setor, executado em parceria pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Apex-Brasil.
O Projeto Orchestra Brasil vem trabalhando no mercado norte-americano há alguns anos, participando das principais feiras internacionais, convidando importadores para vir ao Brasil e levando empresários brasileiros para rodadas de negócios nos Estados Unidos, de forma a contribuir para a internacionalização das empresas do setor. “A inauguração do showroom é uma iniciativa inovadora de internacionalização, que vem sendo incentivada pela Apex-Brasil dentro dos seus projetos setoriais”, afirma Adriana Rodrigues, gestora do Projeto na Apex-Brasil.
Em 2010, as exportações das empresas integrantes do Orchestra Brasil para os Estados Unidos alcançaram US$ 12,79 milhões e representaram 15,6% do total das exportações do Projeto, que reúne atualmente 70 empresas.
“A ideia do showroom é ter uma ação mais duradoura nesse mercado. Estamos percebendo que está em curso um processo de retomada da indústria norte-americana, o que abre mais espaço para as empresas brasileiras exportadoras de componentes para móveis”, explica a gerente do Projeto no Sindmóveis, Denise Valduga.
As empresas integrantes do Projeto que participam como expositoras do showroom são CPI Papéis (com a marca Tegus), Pallet do Brasil, Reval Aramados, Brasmacol, Procad Softwares e Lavrama. Pretende-se que essas empresas fiquem por seis meses no espaço, e, em seguida, haverá uma reavaliação da situação, sendo possível que novas empresas passem a integrar a iniciativa.
“O Centro de Negócios da Apex-Brasil em Miami está em uma localização privilegiada e com ótima ambientação, o que conta para a imagem positiva dos nossos produtos”, finaliza Denise.
Centros de Negócios
Os Centros de Negócios (CN) da Apex-Brasil servem como uma base de apoio comercial, estratégico e logístico para empresas brasileiras no exterior. Os CNs funcionam como plataformas destinadas a auxiliar o processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros.
Os CNs estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - EUA), América Central e Caribe (Havana - Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda - Angola). Junto ao CN de Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras.
O CN de Miami está localizado no endereço: 201 South Biscayne Blvd. Suíte 1200. Miami, FL 33131 – USA.
Fonte: APEX
Voltar - Início