Notícias
16/11/2011
Integração das Américas pode representar "nova China", diz Pimentel
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, que a integração das Américas pode representar a emergência de um “player” equivalente ao que a China significa hoje para o comércio mundial. Na avaliação do ministro, que abriu hoje o 52° Congresso da Associação Latinoamericana do Aço (Alacero, na sigla em espanhol), na capital fluminense, a sobrevivência dos países da região depende de uma maior complementaridade das suas cadeias produtivas.

"Sozinhos, não seremos capazes de enfrentar esse novo cenário, no qual um grupo de países liderados pela China é capaz de produzir qualquer manufatura a preços mais baixos do que a média mundial. Precisamos avançar na integração. Falo de facilitar o trânsito de mercadorias, mas também de mão-de-obra. E, para tocar num tema de grande intetesse da siderurgia, de integração energética. O Brasil tem trabalhado com essa perspectiva", disse.

Pimentel citou o exemplo da parceria Brasil-Bolívia na construção de gasodutos e a Rodovia Transoceânica, que abriu um canal de comunicação ligando o Porto de Santos aos portos da costa peruana. O ministro ressaltou, porém, que essa é também uma tarefa do setor privado e não apenas dos governos da região.

OMC

Ainda na palestra de abertura, Pimentel lembrou o impacto do câmbio no setor siderúrgico e citou o avanço da proposta brasileira feita à Organização Mundial do Comércio de discutir um mecanismo de compensação para desequilíbrios causados pela desvalorização artificial de moedas.

Esse mecanismo, que vem sendo chamado de "antidumping cambial", não está formatado e será debatido no ano que vem no âmbito da OMC. Aos jornalistas, o ministro explicou que uma das possibilidades que poderiam ser estudadas seria a de permitir que os países afetados aplicassem uma sobretaxa a todos os produtos de forma a neutralizar a desvalorização da moeda em questão. A arbitragem poderia ficar a cargo do FMI ou de um conjunto de instituições financeiras internacionais.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início