Notícias
08/11/2011
Pimentel discute intercâmbio com Reino Unido
 
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, participou hoje, em Londres, da abertura da 6ª reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (JETCO) entre Brasil e Reino Unido. Aos empresários ingleses e representantes do governo britânico, ele reafirmou o interesse do governo brasileiro de promover o intercâmbio científico e tecnológico entre as empresas dos dois países.
"O Reino Unido tem muito a nos oferecer com a sua experiência em inovação tecnológica e industrial. Esse é o momento ideal para aprofundarmos as nossas relações", afirmou o ministro. Em reunião bilateral com o ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, Vince Cable, Pimentel anunciou que vai coordenar uma nova missão empresarial ao país no início de 2012. A ideia é aproveitar as discussões do JETCO e priorizar a cooperação entre as empresas, no modelo universidade–empresa e, também, nos clusters de desenvolvimento tecnológico.
Última reunião do Comitê antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, o encontro dará atenção especial ao tema esporte e infraestrutura. A cooperação e a troca de experiência entre os dois países na organização de grandes eventos esportivos tende a aumentar durante e após a realização dos jogos. Outros temas em destaque são inovação, energia, saúde e indústrias criativas, no escopo da cooperação em promoção comercial e atração de investimentos entre os dois países.
Também participam do evento, os representantes do Ministério da Cultura do Brasil, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de empresas brasileiras como Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, Cutrale, TAM Airlines, Grupo Marfrig, Embraer, Odebrecht Óleo e Gás, BrFoods e Queiroz Galvão.
A delegação britânica inclui representantes da British Telecom, Smiths Detection, GlaxoSmithKline, Oxford Capital Partners, HSBC, Anglo American PLC, Gordon Murray Design limited, London Stock Exchange, The City UK, Lloyds of London, Rolls Royce, Shell, entre outros.
A programação inclui um seminário sobre a cooperação entre Brasil e Reino Unido em promoção comercial e atração de investimentos, conduzido pela UK Trade & Investment, o Ministério de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido (BIS), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil. A comitiva brasileira também participa de uma agenda de visitas técnicas sobre inovação, esporte e infraestrutura e energia, incluindo locais como a Universidade de Cambridge e o parque da inovação para a construção (BRE Innovation Park).
Sobre o JETCO
O JETCO é um mecanismo formal entre os governos de Brasil e Reino Unido para, em coordenação com o setor privado, promover relações econômicas e desenvolver processos para estimular o comércio e investimento bilaterais, além de promover alianças empresariais estratégicas e discutir o aprimoramento das políticas públicas com vistas a favorecer o fluxo comercial entre os dois países.
É organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e pela UK Trade & Investment (UKTI), que promove o comércio exterior britânico.
Fonte: MDIC
Voltar - Início