Notícias
03/11/2011
Brasil Tecnológico começa na Rússia com seminários e rodadas de negócios
 
Evento realizado pela Apex-Brasil conta com a participação de 25 empresas e entidades brasileiras do setor de tecnologia

A edição do Brasil Tecnológico 2011 – Rússia começou, nesta terça-feira (1°/11), em Moscou, com a presença de representantes dos governos e empresários brasileiros e russos. Na abertura do evento, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), estiveram presentes o embaixador do Brasil na Rússia, Carlos Antônio Paranhos, o senador do estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, o diretor do Ministério das Relações Exteriores da Federação da Rússia, Yuri Korchagin, o coordenador da Câmara Empresarial Brasil-Rússia, Sergey Vassiliev, e o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges. A ação tem como objetivo melhorar a percepção internacional dos produtos e serviços brasileiros, facilitar o acesso das empresas brasileiras a mercados no exterior e prospectar oportunidades de negócios de exportação.

De acordo com o embaixador Carlos Antônio Paranhos, o Brasil Tecnológico contribui para a criação de mais oportunidades entre os dois países. “O Brasil já tem uma imagem positiva na Rússia por sua riqueza turística e cultural, mas poucos sabem que o país possui uma das maiores economias do mundo, com indústria estruturada e sistema de serviços dinâmico. Temos a oportunidade agora de mostrar que o país é tudo aquilo que os russos imaginam e muito mais”, afirmou.
O evento, que conta com a participação de 25 empresas e entidades brasileiras do setor de tecnologia, terá dois dias de apresentações sobre as soluções tecnológicas brasileiras e rodadas de negócios. Para o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, essa é uma etapa de diversas ações que serão realizadas visando o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. “Colocamos a Agência à disposição para auxiliar o mercado russo a estreitar as relações com o Brasil, seja para intercâmbio de informações e conhecimentos, seja para troca de produtos e sistemas tecnológicos”, explica Borges.
O evento promovido pela Apex-Brasil contempla empresas do setor de tecnologia sinérgico com áreas como saúde, máquinas e equipamentos. Nas apresentações desta terça-feira, os russos receberam informações sobre as nanotecnologias brasileiras e as experiências do país no setor de petróleo e gás. Na quarta-feira (2/11), haverá seminários sobre as tecnologias utilizadas no sistema de pagamento brasileiro e tecnologias agrícolas. O evento é aberto a empresários, jornalistas, formadores de opinião e representantes de universidades e do governo russo.

Sobre o Brasil Tecnológico

O Brasil Tecnológico é uma iniciativa da Apex-Brasil em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Embaixada do Brasil em Moscou, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS) e a Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX).
A Apex-Brasil já organizou outras quatro edições do Brasil Tecnológico (México, África do Sul, Colômbia e Peru) com a participação de 179 empresas brasileiras e a realização de quase dois mil contatos comerciais.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início