Notícias
03/11/2011
Cooperação comercial entre Brasil e Reino Unido será discutida em reunião do Jetco em Londres
 
Comitê Econômico e de Comércio Conjunto Reino Unido - Brasil (Jetco) se reúne para discutir temas como inovação, esportes e infraestrutura, energia e indústrias criativas

A sexta reunião do Comitê Econômico e de Comércio Conjunto (Jetco) entre Brasil e Reino Unido será realizada em Londres, nos dias 7 e 8 de novembro, com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, e do ministro de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido, Vince Cable, além dos embaixadores britânico no Brasil, Alan Charlton, e brasileiro no Reino Unido, Roberto Jaguaribe. A reunião tem como objetivo fazer um balanço das atividades realizadas no último ano e definir diretrizes para o período 2011/2012.
Śltima reunião do Comitê antes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres 2012, quando o bastão de cidade sede será então transferido para o Rio de Janeiro, o encontro dará atenção especial ao tema esporte e infraestrutura. A cooperação e a troca de experiência entre os dois países na organização de grandes eventos esportivos já vem acontecendo há algum tempo e tende a aumentar durante e após a realização dos jogos. Outros temas em destaque são inovação, energia, saúde e indústrias criativas, no escopo da cooperação em promoção comercial e atração de investimentos entre os dois países.
O evento terá também a presença de representantes do Ministério da Cultura do Brasil, Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP), Banco do Brasil, BNDES e de empresas brasileiras como Stefanini Consultoria e Assessoria em Informática, Cutrale, TAM Airlines, Grupo Marfrig, Embraer, Odebrecht Óleo e Gás, BrFoods e Queiroz Galvao. A delegação britânica inclui representantes da British Telecom, Smiths Detection, GlaxoSmithKline, Oxford Capital Partners, HSBC, Anglo American PLC, Gordon Murray Design limited, London Stock Exchange, The City UK, Lloyds of London, Rolls Royce, Shell, entre outros.
Além da reunião ministerial bilateral e da sessão plenária onde será apresentado o progresso dos grupos de trabalho do Comitê, a programação inclui um seminário sobre a cooperação entre Brasil e Reino Unido em promoção comercial e atração de investimentos, conduzido pela UK Trade & Investment, o Ministério de Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido (BIS), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil.

Haverá ainda uma agenda de visitas técnicas para os integrantes dos grupos de trabalho sobre inovação, esporte e infraestrutura e energia, incluindo locais como a Universidade de Cambridge e o parque da inovação para a construção (BRE Innovation Park).

Também está na agenda do encontro uma reunião preparatória do primeiro encontro do Fórum de CEOs Brasil-Reino Unido, programado para 2012.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início