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10/10/2011
Export Plastic levará exportadores brasileiros ao Peru e ao Panamá
 
O Programa Export Plastic já deu início ao planejamento das atividades para o próximo ano e a primeira será um Projeto Vendedor, em que os exportadores brasileiros levarão seus produtos ao Peru e ao Panamá. A realização do Projeto Vendedor possibilita que as empresas brasileiras ampliem sua atuação na América do Sul e Central e conheçam a infraestrutura e as facilidades desses mercados.

O Projeto será realizado entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2012 e é destinado a todos os associados ao Export Plastic.Segundo Marco Wydra, gerente do Programa Export Plastic, a proposta é reduzir custos e gerar praticidade aos empresários. "As associadas poderão participar das rodadas de negócios nos dois países ou somente em um deles", explica o executivo.
O Peru, localizado na costa ocidental da América do Sul, é um núcleo comercial para toda a região dos Andes. O país apresenta um desempenho econômico positivo há sete anos consecutivos e seu sistema bancário é considerado um dos 15 mais sólidos do mundo. O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Peru. Em agosto de 2009 foi firmado um convênio para evitar a dupla tributação entre os dois países, o que estimulou ainda mais as negociações.
As exportações de plásticos transformados das associadas do Export Plastic para o mercado peruano saltaram de US$ 6,63 milhões, em 2009, para US$ 16,55 milhões, em 2010, segundo dados da Abiplast. Esse aumento posicionou o Peru como o quarto principal destino na América Latina para as associadas do Programa.
As oportunidades de negócios para os exportadores de plástico brasileiros também são grandes no Panamá. O país faz a ligação entre as Américas do Norte e do Sul e movimenta 5% do comércio mundial marítimo, por meio do Canal do Panamá, o que representa cerca de 14 mil embarcações por ano. A zona de livre-comércio, que funciona como um centro de reexportação para as Américas Central e do Norte e Europa, e a exploração do canal representam 65% de PIB do país.
Essas características fazem do Panamá um dos mercados prioritários da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o destaca como um mercado alvo para o Export Plastic e suas associadas. Em março de 2011, o Programa realizou uma Missão Comercial ao país, que gerou uma perspectiva de negócios para o ano da ordem de US$ 180.000,00 para as associadas.
Mais informações sobre a ação podem ser obtidas com os especialistas do Programa, ou pelo site www.exportplastic.com.br.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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