Notícias
10/10/2011
Expectativa de R$ 500 mil em vendas de máquinas para Bolívia
 
Nos próximos 12 meses, os fabricantes de máquinas para curtumes pretendem atingir R$ 500 mil em exportações para a Bolívia, a partir dos 68 contatos realizados na cidade de Cochabamba, durante a Jornada Técnica. O evento, promovido pelo programa Máquinas by Brasil nos dias 28 e 29 de setembro, viabilizou dois dias de atividades intensas para as empresas BKS, Xcel, Luvison, Bombas Beto e Michelon. Através de palestras técnicas e rodadas de negócios, as empresas apresentaram aos curtidores locais um pouco da tecnologia brasileira para o setor e puderam mostrar também seus catálogos de produtos.

"O objetivo maior, que era divulgar a tecnologia brasileira, foi atingido", sustentou Daniel Steigleder, gestor de Projetos da Abrameq. Ele reafirma o potencial de compras dos curtidores bolivianos através dos resultados das exportações para este mercado, que cresceram 41% em 2010, em relação ao ano anterior. Tecnologia brasileira para curtumes, tratamento de efluentes e linhas de financiamento para máquinas brasileiras foram os temas que nortearam a Jornada Técnica, sendo que este último foi elaborado pelo Banco do Brasil.

Esta foi a primeira vez que o Máquinas by Brasil esteve presente com estrutura física na Bolívia, o que é considerado um passo importante para as relações entre as empresas participantes do programa e os curtumeiros locais. "Essa proximidade abre um canal de comunicação excelente para alinhavarmos negócios. Esperamos que alguns contatos realizados neste evento se transformem em vendas, despertando outros fabricantes nacionais para o potencial da indústria coureira deste mercado", apontou Daniel Steigleder, que trabalha no sentido de trazer um grupo maior de empresários na próxima edição.

O Máquinas by Brasil é o programa de estímulo às exportações de máquinas, coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para os Setores do Couro, Calçado e Afins (Abrameq), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A iniciativa teve o apoio da Camara de Pequeña Industria y Artesañia Productiva de Cochabamba (Cadepia), Consejo Departamental de Competitvidad de Cochabamba (CDC), Associación Boliviana de Químicos e Técnicos de la Industria del Cuero (Aboquitec), Associación de Pequeños Curtiembres de Cochabamba (Apeco), Universidad Mayor de San Simón e Banco do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Abrameq
Voltar - Início