Notícias
07/10/2011
Acordo Mercosul-Palestina deve sair em 2012
 
O tratado de livre comércio entre o Mercosul e a Palestina deve ser assinado até o final de 2012. A informação é de Carlos Ceglia, diretor do Departamento do Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. "Estamos comandando a negociação para o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a Palestina. Para nós, o estado da Palestina já existe. Se Deus quiser, antes do final de 2012 teremos este acordo assinado", disse o diplomata em visita à Câmara de Comércio Árabe Brasileira, nesta sexta-feira (07).
A iniciativa para um tratado entre o bloco sul-americano e a Palestina foi anunciada em março de 2010, durante uma visita do então presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à Cisjordânia, conforme noticiado pela ANBA. Antes disso, o presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, já havia manifestado, em viagem ao Brasil e encontro com Lula, em novembro de 2009, a vontade de encaminhar um acordo.
Segundo Ceglia, as relações entre o Brasil e os países árabes estão em um momento de consolidação. "Lula foi o primeiro presidente brasileiro a visitar vários países da região e o comércio aumentou muito. Agora, é hora de consolidar. A região está passando por uma convulsão e nós estamos em compasso de espera", destaca, sinalizando que o País dará continuidade à sua aproximação com a região assim que a turbulência política passar.
Quando perguntado sobre as relações do Brasil com os novos governos dos países árabes que passaram por revoluções, Ceglia afirmou que "o Brasil tem relações com Estados, independente de seus governos. Esperamos que as diferentes forças políticas se organizem e dirijam seus Estados para nós mantermos as relações".
Entre as demais ações diplomáticas entre o Brasil e o mundo árabe, Ceglia destacou o comando brasileiro do segmento marítimo da Unifil, missão de paz das Nações Unidas no Líbano. Na quinta-feira (06), como também noticiado pela ANBA, o Brasil enviou a fragata União, com 300 militares a bordo, para Beirute, capital libanesa.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe - ANBA
Voltar - Início