Notícias
07/10/2011
Apex-Brasil lidera grupo de 70 empresas brasileiras e entidades setoriais na Anuga - principal feira de alimentos do mundo
 
Feira realizada em Colônia (Alemanha), de 8 a 12 de outubro, terá representantes de alimentos e bebidas de 12 setores

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e representantes de 70 empresas brasileiras de alimentos e bebidas industrializados e de entidades setoriais de 12 setores estarão presentes na próxima edição da Anuga, feira mundial de alimentos que começa no próximo sábado (8/10) e vai até a quarta-feira (12/10) em Colônia, na Alemanha.

A Anuga é a principal feira mundial de alimentos e bebidas e é realizada a cada dois anos. O evento reúne mais de 6,5 mil expositores de 98 países, atrai cerca de 150 mil visitantes e ocupa 300 mil metros quadrados. É um evento importante para a geração de negócios e também para apresentação de novas tendências mundiais para o segmento.

“O Brasil é muito competitivo em alimentos e bebidas industrializados. O país conta com uma produção extremamente diversificada e que atende, com qualidade e sofisticação, tanto ao mercado interno em crescimento e cada vez mais exigente, quanto ao mercado externo. Nosso objetivo é mostrar isso aos compradores estrangeiros na Anuga, gerando negócios para as empresas brasileiras e aumentando as exportações brasileiras”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

As empresas brasileiras ocuparão um espaço de 1,4 mil metros quadrados na Feira. Participam representantes dos setores de carnes bovina, suína e de frango, café e chás, biscoitos, doces, bebidas, sucos, frutas, alimentos regionais (típicos do Brasil), temperos e condimentos e preparações alimentícias. As empresas são provenientes de 11 estados do país: São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe e Pernambuco.

Setores

Representados na Anuga estarão setores em que o Brasil se destaca e ocupa posições significativas nos rankings mundiais de produção e exportação, com uma oferta de qualidade e de produtos sofisticados que reflete uma preocupação crescente da indústria com a sustentabilidade e com a saúde e o bem-estar dos consumidores.

O Brasil é o maior exportador mundial de café, de carnes bovina e de frango, de suco de laranja e de açúcar. É o segundo maior produtor mundial de biscoitos, o terceiro maior produtor mundial de frutas e de massas alimentícias e o quarto maior produtor mundial de chocolates, balas e confeitos.

Também se destaca nas exportações de alimentos típicos do país, tais como o palmito e a pimenta (quarto lugar no ranking mundial dos dois produtos) e castanha-do-pará (quinto lugar no ranking mundial).

Presença na Anuga é reforço ao trabalho da Agência junto ao setor

Com a forte presença de 70 empresas brasileiras na Anuga, a Apex-Brasil reforça um trabalho que vem sendo feito em parceria com os setores de alimentos e bebidas para promover as exportações brasileiras.

As entidades setoriais parceiras da Apex-Brasil presentes na Feira serão: Associação Brasileira da Indústria de Biscoitos (ANIB), Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) e União Brasileira de Avicultura (Ubabef).

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início