Notícias
07/10/2011
Brazilian Business Affairs: o Fortalecimento da Promoção Comercial e do Investimento são Fundamentais para as Relações Brasil-UE
 
Em consonância ao discutido na Cúpula UE-Brasil de Negócios, em Bruxelas, o escritório “Brazilian Business Affairs”, a voz da indústria brasileira na Europa, destacou a importância de uma parceria produtiva entre a União Européia (UE) e o Brasil por meio de comércio, investimento e relações econômicas.
A Cúpula UE-Brasil é anual e tem por objetivo encorajar a parceria UE-Brasil, apontando oportunidades e desafios para ambas as partes. Conforme o relatado por diversos participantes do evento, este é um momento crucial para que reforcemos as relações políticas e econômicas entre o Brasil e a UE.
“A UE busca expandir os negócios e os laços comerciais com o Brasil, compartilhando, também, boas práticas. É importante observar que atualmente representamos meros 2% do comércio total da UE. Temos a oportunidade para expandir essa parceria por meio do incremento dos fluxos de comércio e investimentos, gerando um potencial de crescimento extraordinário para ambas as partes. Entretanto, num mundo com crescentes desafios de ordem global, temos que elevar estas relações para um patamar mais elevado”, disse o Presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
Em 2009, por exemplo, a UE e o Brasil consolidaram um Conselho Bilateral para Tributos e Investimentos, objetivando contribuir para a mitigação das atuais barreiras comerciais. É um grande exemplo de cooperação com a UE. Mas é possível alçar vôos ainda mais altos.
“A parceria entre a União Européia e o Brasil é de importância crítica para todos nós e tivemos a satisfação de tomar parte nas conversas em Bruxelas. Nosso país tem um atraente mercado de negócios, que conta com estabilidade e previsibilidade econômica. Mas precisamos continuar a fortalecer a parceria estratégica para descobrir mais oportunidades de negócios entre o Brasil e os países da UE. Comprometemo-nos a assegurar o completo reconhecimento e desenvolvimento desse potencial”, disse o Presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges.
O BBA é constituído por duas agências brasileiras: a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), sendo que os presidentes de ambas as instituições participaram da cúpula.

Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
Voltar - Início