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26/09/2011
Compradores internacionais participam de rodadas de negócios com empresários da Região Serrana do Rio de Janeiro
 
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio de Janeiro (Sedeis) realizam, no dia 27 de setembro, em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, rodadas de negócios com 26 empresários brasileiros dos setores de confecção, bijuterias e alimentos e bebidas e 16 compradores internacionais que representam, em conjunto, um poder de compra de mais de US$ 200 milhões.

A solenidade de abertura do evento será às 9h, no Hotel Dominguez Plaza (Praça do Suspiro, 114, Centro), com as presenças do presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, da subsecretária estadual de Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio, do presidente regional da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan/RJ), Vicente Bastos, do diretor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), Evandro Peçanha, do diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Frederico Bernardo, e do diretor da Casa de Criadores, André Hidalgo.



Rodadas de negócios e visitas técnicas às empresas locais



As empresas brasileiras que participam das rodadas de negócios foram selecionadas para o Projeto Região Serrana RJ de acordo com o perfil de maturidade exportadora e representam, predominantemente, o setor de moda íntima. Já os compradores estrangeiros são dos Estados Unidos, França, Espanha, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru e Equador. As rodadas de negócios começam às 10h30 e serão realizadas durante todo o dia, sendo que cada empresa deverá ter de cinco a oito reuniões com compradores internacionais. Além disso, os compradores participam também de visitas técnicas às empresas locais, no dia 28 de setembro, das 8h às 12h.

“A Apex-Brasil entendeu que a revitalização da economia dos municípios atingidos pelas fortes chuvas, no início do ano, exigia uma ação diferenciada e mais intensiva, de caráter econômico e social”, explica o presidente da Agência, Mauricio Borges. “Com experiência em ações de promoção comercial, estudos de inteligência comercial e competitiva, atração de investimentos e incentivo ao comércio exterior, a Agência passou a desenvolver um projeto voltado especificamente às necessidades das empresas fluminenses”.

A subsecretária de Comércio e Serviços do Rio de Janeiro, Dulce Ângela Procópio, explica que a rodada de negócios representa um grande avanço para as empresas da Região Serrana e prova que elas estão preparadas para comercializar seus produtos no mercado internacional com a mesma qualidade oferecida na região. “Os atributos dos produtos da Região Serrana, amplamente consumidos em todo o Brasil, atendem também às exigências dos grandes empresários internacionais“, explica. “É o caso da lingerie do polo de moda íntima, por exemplo, que veste uma em cada quatro brasileiras”.

André Hidalgo, diretor da Casa de Criadores, evento destinado a revelar novos talentos da moda brasileira, está entusiasmado com o Projeto. Segundo ele, Nova Friburgo sempre foi um polo muito forte na moda íntima brasileira, e os profissionais do setor não podem ficar indiferentes às fatalidades que aconteceram na região. “Temos todos os meios, em especial a criatividade, para buscar soluções que possam devolver à região a sua capacidade de gerar cerca de 20 mil empregos e produzir 125 milhões de peças por ano, números que o polo atingia antes da tragédia”, explica Hidalgo. “Nós, da Casa de Criadores, esperamos contribuir com nosso know-how em design, entre outras coisas. Estamos muito animados com essa possibilidade e prontos para o trabalho”.

O Projeto Região Serrana RJ é uma parceria entre o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Apex-Brasil, e o governo do estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Firjan, Sebrae/RJ e Abit.



Fonte: Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX
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