Notícias
23/09/2011
Abertas as inscrições para Feira de Alimentos na China
 
Nesta sexta-feira (23), começam as inscrições para a 15° Food Hospitaly China. A participação brasileira será organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). A exposição será realizada entre 16 e 18 de novembro em Xangai e os participantes interessados deverão se inscrever até o dia 03 de outubro. A FHC é anual e uma das mais importantes feiras do setor alimentício realizadas na China. O Brasil busca, com sua participação, estimular as exportações e fortalecer a imagem de produtos brasileiros no mercado chinês.
Para se candidatar a uma vaga no pavilhão brasileiro, é necessário efetuar a inscrição pelo link (www.agricultura.gov.br/internacional/eventos-missoes). O Ministério da Agricultura, o Ministério das Relações Exteriores e a Apex irão disponibilizar um estande de 144 m² para as empresas exportadoras brasileiras. Os inscritos terão direito a espaço individualizado, catálogo institucional e apoio de recepcionistas. Já os custos com passagens aéreas, alimentação e hospedagem e o envio de amostras e materiais promocionais impressos devem ser cobertos por cada participante.
Comércio bilateral
Atualmente, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. Nos últimos três anos, houve um crescimento de 214% nas exportações brasileiras de produtos agropecuários para aquele país, que passaram de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões em 2010. O complexo soja (óleo, grão e farelo), o couro wet blue (processado), e as carnes bovina, suína e de aves são os produtos mais importantes da pauta de exportação brasileira para o país asiático.
Além da FHC, a China também é palco da SIAL (Salon International del Agroalimentaire), um dos maiores eventos de alimentos e bebidas no país. O sucesso brasileiro na edição 2011 resultou em um convite para o Brasil ser o país tema da SIAL 2012. Dessa maneira, a FHC 2011 será uma grande preparação para a SIAL do próximo ano, além de ser uma oportunidade para reforçar o trabalho feito no mercado daquele país. O mercado de carnes brasileiro foi aberto para a China em abril deste ano, durante uma visita da presidenta Dilma Rousseff a Pequim.
Saiba mais
Informações sobre a participação na 15ª Food Hospitaly China:
Telefones: +55 (61) 3218-3734/3218-2817
e-mail: dpi@agricultura.gov.br
Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio (DPI)
Falar com Gleciani Alberton (gleciani.alberton@agricultura.gov.br) ou Viviani Guedes (viviani.guedes@agricultura.gov.br ) responsáveis pela organização da participação brasileira.
Fonte: MAPA
Voltar - Início