Notícias
20/09/2011
Técnicos da União Européia visitam o Porto de Paranaguá
 
Uma missão técnica composta por auditores do Serviço de Alimentos e Veterinária (Food and Veterinary Office - FVO) da União Européia (UE), responsável pelo controle sanitário da entidade, esteve nesta sexta-feira (16) no Porto de Paranaguá. Os técnicos vieram acompanhados por funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O objetivo da visita foi conhecer o sistema de recebimento, classificação, armazenagem e exportação de matérias primas para uso na alimentação animal, em especial soja e milho.
A missão foi recebida pelo superintendente em exercício da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese. “Estas auditorias são sempre muito bem-vindas. Para nós é importante porque sabemos da qualidade dos produtos que exportamos e com a ratificação de auditorias desta natureza, o produto que sai por Paranaguá é mais valorizado no mercado internacional”, disse.
Os técnicos estão visitando todo o sistema produtor de granéis no Brasil. De acordo com a coordenadora de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Maria Célia Söub, o grupo já visitou fazendas produtoras, fábricas de ração animal e, agora, vai percorrer os portos exportadores de granéis. “Eles não auditam empresas ou órgãos em particular, mas sim o sistema como um todo. O objetivo desta missão é verificar a capacidade do governo brasileiro em acompanhar todos estes procedimentos”, explicou Maria Célia.
Após a finalização do trabalho, o grupo irá elaborar um relatório com considerações, que será enviado ao Ministério da Agricultura. Em Paranaguá, além de conhecerem o Porto, os técnicos da União Européia visitou as instalações da empresa Louis Dreyfus, um dos terminais que operam no corredor de exportação do Porto de Paranaguá.

Fonte: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina - APPA
Voltar - Início