Notícias
13/09/2011
Cuba convida empresários brasileiros a investir na ilha
 
Reunidos hoje, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista, autoridades do governo de Cuba apresentaram oportunidades de negócios e investimentos a empresários brasileiros no país do Caribe durante o Fórum Empresarial Cuba-Brasil. O ministro cubano do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, destacou em sua fala a recente mudança na legislação cubana que permite a cessão em comodato de áreas para a construção de empresas e hotéis por 99 anos, renováveis indefinidamente. Até o começo deste ano, a cessão era feita por 50 anos, renováveis por mais 25.

Para o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Alessandro Teixeira, o Fórum é importante para que empresários brasileiros percebam a possibilidade negócios que o governo brasileiro considera "estratégicos". "Com 40% do PIB da América Latina, o Brasil tem de estar à frente do processo de abertura econômica de Cuba", disse. A corrente de comércio Brasil-Cuba aumentou cinco vezes entre 2002 e 2010, chegando a US$ 500 milhões. Hoje, o Brasil é quinto parceiro comercial de Cuba, atrás de Venezuela, China, Canadá e Espanha.

Além das falas de Teixieira e Malmierca, representantes das empresas Souza Cruz e Odebrecht, que tocam fábricas e obras em Cuba, deram depoimentos sobre a relação de confiança estabelecida com o governo cubano. O modelo de investimento no país prevê associação com o governo. O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, anfitrião do encontro, anunciou a participação da Fiesp na próxima Feira Internacional de Havana, que será realizada em novembro. Organizadas pela Apex-Brasil, 42 empresas brasileiras vão expor seus produtos na feira. Número três vezes maior do que o registrado na edição de 2002.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC
Voltar - Início