Notícias
05/09/2011
WAIPA realiza conferência anual em Genebra
 
Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos é presidida pela Apex-Brasil desde 2008
A Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) realiza sua 16ª Conferência Anual em Genebra, Suíça, nos dias 5 e 6 de setembro, quando serão tratados temas como as mudanças necessárias para enfrentar a crise econômica mundial e as oportunidades para atração de investimentos estrangeiros diretos criadas por recentes movimentos globais. A Conferência vai reunir cerca de 200 representantes de governos, executivos do setor privado, acadêmicos e representantes de 120 agências de promoção de investimentos de diversos países do mundo.
A abertura terá a participação do presidente da WAIPA, Alessandro Teixeira, também presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da ministra de Comércio Exterior dos Emirados Árabes, Sheika Lubna Khalid Al Qasimi, e da ministra de Planejamento e Política Econômica da Costa Rica, Laura Alfaro Maykall. Em uma série de painéis de discussões, serão debatidos temas como as mudanças na realidade macroeconômica e os investimentos estrangeiros diretos; inovação, tecnologias verdes e desenvolvimento econômico.
Presidida pela Apex-Brasil, a WAIPA é uma organização não governamental que atua como um fórum para a cooperação e para o intercâmbio das melhores práticas para promover o investimento e o desenvolvimento. Fundada em 1995, está sediada em Genebra, na Suíça, e reúne 244 agências de 162 países. "Um encontro que reúne representantes de agências de mais de 100 países é uma oportunidade para uma profunda análise da atual economia global e dos rumos a serem tomados frente às mudanças geradas pela crise financeira e pelo seu impacto na atração de investimento estrangeiro direto”, avalia Teixeira.
Fonte: Apex-Brasil
Porto Itapoá obtém autorização para movimentação de cargas perigosas
O Porto Itapoá conquistou mais uma importante autorização para o desenvolvimento de suas atividades. A partir de agora o terminal também pode operar cargas perigosas, também conhecidas como Cargas IMO (International Maritime Organization), como produtos inflamáveis, químicos, tóxicos etc.
A licença foi emitida pelo IBAMA, retificando a LO (Licença de Operação) 1030/2011, emitida no mês de junho de 2011.
Os Planos de Emergência Individual (PEI) e de Gerenciamento de Riscos (PGR) desenvolvidos pelo Porto Itapoá foram preponderantes para a obtenção da referida autorização.
As Cargas IMO são produtos essenciais para a indústria, compondo um grupo de matérias-primas básicas como substâncias químicas para fabricação de farmacológicos, materiais de higiene e limpeza, além de óleos, lubrificantes e fertilizantes.
Voltar - Início