Notícias
05/09/2011
Apex-Brasil lança Unidade de Atendimento no Pará
 
Foi inaugurada ontem (31/8), no Pará, a 11ª Unidade de Atendimento da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O lançamento da Unidade é resultado de parceria entre a Apex-Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA).
O evento de lançamento contou com a presença do vice-presidente da FIEPA, Luiz Carlos da Costa Monteiro, da coordenadora da Rede CIN, Sarah Saldanha, e do coordenador da Unidade de Projetos Especiais da Apex-Brasil, Maurício Manfrê.
Para Manfrê, as Unidades de Atendimento oferecem aos empresários apoio em três vertentes: conhecimentos, habilidades e oportunidades. “Nossos parceiros têm todas as condições de oferecer às empresas conhecimentos e habilidades em comércio exterior. Já a Apex-Brasil contribui com as oportunidades de negócios geradas, por exemplo, nos mais de 900 eventos dos quais participamos por ano em mais de 200 países”, afirmou.
Para a FIEPA, a Unidade de Atendimento irá viabilizar o aproveitamento de todas as possibilidades de negócios que existem no Pará. “Para um estado como o nosso, com território maior do que o da Colômbia, mas com apenas oito milhões de habitantes, atingir o mercado global é a grande solução para conquistarmos ganhos de escala e, assim, darmos um salto de competitividade. O Pará tem vários desafios pela frente, mas também oferece inúmeras oportunidades em setores como flores, açaí e tantos outros”, afirmou Monteiro.
“Nosso papel, por meio da Rede CIN, é oferecer às indústrias brasileiras apoio, ferramentas e condições para que elas tenham competitividade no mercado internacional. A parceria com a Apex-Brasil nas Unidades de Atendimento contribui com nossa missão de oferecer às empresas a informação mais ampla possível sobre a dinâmica internacional”, completou Sarah.
A Unidade apresentará às empresas paraenses os serviços oferecidos pela Agência para promoção de exportações, incentivará a participação das empresas em projetos conjuntos desenvolvidos pela CNI, Apex-Brasil e FIEPA, disseminará informações sobre mercados e oportunidades no comércio exterior e orientará as empresas em temas relacionados à estratégia de internacionalização.
Com a inauguração da Unidade de Atendimento no Pará, a Apex-Brasil passa a ter presença em 11 estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo), além da sede, em Brasília.
Exportações do Pará
As exportações do Pará vêm crescendo acima da média das exportações do Brasil. Em 2010, por exemplo, as vendas externas do estado aumentaram 53,8% em relação a 2009, atingindo US$ 12,8 bilhões. No mesmo período, as exportações brasileiras cresceram 21,3%.
De janeiro a maio de 2011, as vendas externas do Pará aumentaram 99,7% em relação ao mesmo período do ano anterior e chegaram a US$ 6,4 bilhões. Já as exportações do Brasil cresceram 31,3%. O Pará respondeu por 6,4% das exportações brasileiras em 2010, ficando em 6° lugar no ranking dos estados exportadores.
Os principais produtos exportados pelo estado em 2010 foram, pela ordem decrescente, minério de ferro, metalurgia, pecuária, ferro-gusa, produtos de madeira, pedra, areia e argila, papel, carne e pescados.
Os principais mercados de destino dos produtos paraenses, em 2010, foram China, Japão, Alemanha, Estados Unidos e Venezuela.
Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início