Notícias
05/09/2011
Formadores de opinião estrangeiros vêm ao Brasil conhecer o mercado nacional de arte contemporânea
 
Na ação organizada por Apex-Brasil e ABACT, os convidados participarão da ArtRio e da Bienal do Mercosul e terão contato com galeristas, artistas, colecionadores e críticos locais entre os dias 7 a 11 de setembro
O Projeto Brasil Arte Contemporânea, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT), trará oito formadores de opinião estrangeiros para conhecer o mercado brasileiro de artes. A ação, chamada de Projeto Imagem, ocorrerá durante dois grandes eventos do setor: a ArtRio 2011 e a 8ª Bienal do Mercosul. Os convidados participarão do Projeto nos dias 7 e 8 de setembro, no Rio de Janeiro, e nos dias 9, 10 e 11 do mesmo mês em Porto Alegre.
Os oito convidados são formadores de opinião, curadores de instituições que expõem e compram arte brasileira e críticos independentes oriundos de México, Estados Unidos e Reino Unido, mercados considerados prioritários para o setor de artes no Brasil. Alguns dos visitantes virão ao Brasil pela primeira vez, enquanto outros já desenvolvem projetos ativamente com os nossos artistas.
“A Bienal do Mercosul vem se consolidando como uma importante plataforma de debates e de apresentação e promoção da arte latina para o mundo. A parceria entre Apex-Brasil e ABACT, por meio do Projeto Imagem, é uma grande oportunidade para promover as artes brasileiras junto a formadores de opinião, críticos e colecionadores de países da Europa, Estados Unidos e América Latina”, diz Christiano Braga, gestor do Brasil Arte Contemporânea na Apex-Brasil.
“O Projeto Imagem é fundamental para que possamos mapear a nossa produção nacional no exterior. Temos a grande oportunidade de estabelecer novos relacionamentos e trocas entre curadores, galerias e artistas. Muitas exposições, reportagens ou pesquisas são realizadas aqui porque trouxemos as pessoas certas nos eventos mais importantes do setor de arte”, diz Alessandra D´Aloia, presidente da ABACT.
Os convidados serão recepcionados no Rio de Janeiro, no dia 7 de setembro, pela gerente do Projeto Brasil Arte Contemporânea, Mônica Novaes Esmanhotto, que acompanhará o grupo durante todo o percurso nas duas cidades. Cada membro da comitiva receberá um Guia de Visitante, redigido em inglês, contendo a compilação de todas as informações sobre os eventos-âncora da parceria, um panorama geral do mercado brasileiro de artes e a agenda do Projeto Imagem.
Programação
Em sua primeira edição, a ArtRio nasce como evento promissor dentro do mercado nacional de arte. A feira será realizada no Píer Mauá, em frente à baía de Guanabara, e receberá cerca de 80 galerias nacionais e internacionais em dois galpões e uma enorme área externa. Das 39 galerias participantes do Projeto Brasil Arte Contemporânea, 20 delas estarão na feira como exibidores.
Já a Bienal do Mercosul, a ser realizada em Porto Alegre, está em sua oitava edição. O evento reúne artistas a partir da seleção de uma equipe de curadores encabeçada pelo colombiano José Roca. A edição de 2011 traz 106 artistas, dentre eles 39 brasileiros, representando 34 países.
Além dos dois eventos-âncora, os convidados seguirão um roteiro de visitas nas duas cidades, passando por galerias participantes do Brasil Arte Contemporânea, instituições culturais de relevância, coleções particulares e eventos sociais nos quais poderão conhecer os artistas, colecionadores, galeristas e críticos locais.
Fonte: Apex-Brasil
Voltar - Início